Com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Osasuna, neste domingo, o Real Madrid assegurou o bicampeonato espanhol com três rodadas de antecipação. Os gols do triunfo merengue, que aconteceu na casa do adversário e com um homem a menos desde o começo do segundo tempo, na cidade de Pamplona, foram marcados por Higuaín e Robben aos 42 e 44 minutos do segundo tempo, respectivamente.
O caneco conquistado neste domingo foi o 31º título nacional do Real Madrid ao longo da história. Faltando três rodadas, o Real Madrid chega a 78 pontos, dez a mais que o vice-líder Villarreal, não podendo mais ser alcançado pelo adversário. O Real não conseguia dois títulos nacionais consecutivos deste 1990.
Sem dar espetáculo como os galácticos (que levaram o clube a ser campeão mais no marketing do que dentro das quatro linhas), o atual time do Real, treinado pelo alemão Bernd Schuster, foi uma equipe marcada pelo futebol solidário e homogêneo.
Fizeram parte do elenco campeão os brasileiros Robinho (que ficou no banco de reservas contra o Osasuna), Marcelo, Pepe (que é naturalizado português) e Julio Baptista.
Confira todos os campeões nacionais na Espanha
31 títulos: Real Madrid
18 títulos: Barcelona
9 títulos: Atlético Madri
8 títulos: Athletic de Bilbao
6 títulos: Valencia
2 títulos: Real Sociedad
1 título: Sevilla, Bétis e La Coruña.
Muita emoção Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, o jogo pegou fogo na segunda etapa. Cannavaro recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso logo com um minuto, após falta em Plasil. Na cobrança, Vela mandou para o gol, após má saída de Casillas. Mas foi anulado porque o atacante do Osasuna dominou a bola com o braço.
Apesar do susto e de contar com um a menos, o time branco continuou atacando. Aos 11, Robben viu o goleiro Ricardo adiantado e tentou de cobertura. A bola bateu no travessão e saiu. Aos 16, Sneijder cobrou falta e Ricardo teve de se esticar para mandar para escanteio.
E foi o Osasuna que abriu o placar aos 37 minutos do segundo tempo. O zagueiro argentino Gabriel Heinze pôs a mão na bola e o árbitro assinalou pênalti. Puñal cobrou e pôs a equipe de Pamplona na frente do placar.
O Real empatou com Robben, de cabeça, aos 42 e o argentino Higuaín fez o gol do título aos 44, após receber um passe do zagueiro Sergio Ramos.