Pela primeira vez na história, o Itumbiara (foto) se sagrou campeão goiano. Neste último domingo, o time de Paulo César Gusmão derrotou o Goiás por 2 a 0, no Serra Dourada, e levantou a taça. Basílio marcou duas vezes, enquanto Landu abriu o caminho para a vitória.
O caminho encontrado pelo Itumbiara para conquistar seu primeiro título estadual foi o contra-ataque. Saindo com muita velocidade, a equipe deixou os defensores do Alviverde tontos. Assim, em sua primeira final, o clube ficou com o título. O Goiás perdeu sua segunda decisão seguida. Em 2007, foi vice para o Atlético-GO.
A prefeito de Itumbiara prometeu decretar ponto facultativo na cidade no dia seguinte à conquista do título. Além disso, os campeões vão desfilar pela cidade em um carro de bombeiros para comemorar a conquista inédita.
Filme repetido
O Itumbiara repetiu o feito do primeiro tempo no início do segundo. Aos quatro minutos, Caíco tocou para Claudemir, que lançou Basílio. Ele brigou pela bola com a defesa alviverde e chutou rasteiro, sem força, mas muito colocado: 3 a 0.
O panorama da partida não mudou em relação ao primeiro tempo. Com Júlio César no lugar de Fabinho e Alex Dias substituindo Schwenck, o Goiás continuou sem forças para conseguir fazer seu gol. Enquanto isso, o Itumbiara continuava levando à loucura a defesa alviverde com muita velocidade.
Aos 20, Paulo Baier cobrou falta com precisão e o goleiro Sérgio, do Itumbiara, fez uma grande defesa. Ele se esticou todo e conseguiu, com a mão direita, jogar a bola que entraria no ângulo superior esquerdo para escanteio.
Com 33 minutos, Alex Dias recebeu em boa posição e tentou por cobertura, mas a bola raspou o travessão de Sérgio. Pouco depois, aos 39, o Goiás sofreu mais um baque. O volante Amaral cometeu falta dura em Wellington Saci e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso.
Até o fim, o Itumbiara apenas tocou a bola esperando o apito. O Goiás, perplexo com a goleada, sequer participou da cerimônia de premiação, em que receberia as medalhas de vice-campeão.
|