Vanderlei Cordeiro de Lima não disputará os Jogos Olímpicos de Pequim. Após passar por um exame na terça-feira em São Paulo, o maratonista brasileiro, medalha de bronze em Atenas 2004, foi informado de que não está em condições de disputar a Maratona de Praga, no domingo, e desta forma não poderá melhorar seu índice para a disputa de Pequim 2008.
O veterano atleta, 38 anos, sofreu uma inflamação no músculo adutor da coxa esquerda há seis semanas, enquanto realizava treinamentos. Embora sua situação esteja melhorando gradativamente, Vanderlei não estará nas condições mínimas para disputar a prova na República Checa (a última na tentativa de obter um dos três melhores tempos brasileiros para a Olimpíada).
A desistência de Vanderlei, ironicamente, contradiz o que o próprio atleta comentou na última segunda-feira. Na ocasião, o maratonista reconheceu que a lesão ameaçava sua participação em Praga, mas que abriria mão da disputa apenas no dia da prova.
"Todo meu trabalho foi para estar presente (na Olimpíada)", lembrara o brasileiro. "Nós, atletas, estamos sempre além do limite, enfrentando diferentes obstáculos e este é mais um. De qualquer jeito, vou tentar. Somente se no dia sentirmos que não vai dar, aí desistiremos".
O Brasil tem direito a enviar três maratonistas com índice A para a disputa da Olimpíada. Vanderlei Cordeiro de Lima, no entanto, detém a marca de 2h12min53, apenas a quarta melhor do país: atrás de Marílson Gomes dos Santos (2h08min37), José Teles de Sousa (2h12min23) e Franck Caldeira (2h12min32).