Os brasileiros Guilherme Luna, Eduardo Santos, Mayra Aguiar e Walter Santos conquistaram nesta quinta-feira as quatro primeiras medalhas de ouro para a equipe nacional no Campeonato Panamericano de judô, disputado no James L. Knight Center de Miami, sudeste dos Estados Unidos.
Luna venceu por morte súbita ou ponto de ouro o americano Travis Stevens, na categoria até 81 kg. Santos, por sua vez, derrotou o argentino Diego Rosatti, que ficou com a medalha de prata na categoria até 90 kg.
Já Mayra Aguiar venceu a cubana Yalennis Castillo por ippon, na categoria até 70 kg do feminino, enquanto Walter Santos derrotou o cubano Oscar Brayson, na divisão acima de 100 kg, por imobilização em um acirrado combate, diante de cerca de 1.000 espectadores.
As medalhas de bronze na categoria até 81 kg foram para o cubano Oscar Cárdenas, ex-campeão continental, que superou por Ippon o argentino Emmanuel Lucente, e para o venezuelano Richard León, que venceu o canadense Tyler Boras.
Na categoria até 90 kg, os bronzes ficaram com o canadense Alexander Emond e o cubano Jorge Benavides, que derrotaram o mexicano Julián Gutiérrez e o americano Garry St. Leger, respectivamente.
No feminino até 70 kg, as medalhas de bronze foram conquistadas pela colombiana Yuri Alvear, que venceu por Ippon a argentina Mariana López, e pela canadense Catherine Roberge, que superou a americana Ronda Rousey.
Já na categoria acima dos 100kg, o terceiro lugar ficou com o dominicano José Vázquez e o venezuelano Albenis Rosales.
|