Barcelona confirma saída de Rijkaard e anuncia Guardiola
09/05/2008 - 07:50 hs
O Barcelona confirmou oficialmente na tarde desta última quinta-feira a saída do técnico holandês Frank Rijkaard, que vinha oscilando no cargo desde o início deste ano. O anúncio foi feito pelo próprio presidente do clube, Joan Laporta, que confirmou o ex-jogador Josep Guardiola como substituto de Rijkaard.
Guardiola é o atual treinador do Barça B e irá assumir a função no time principal em junho, quando o holandês deixa suas funções. “Pep (Guardiola) está agora imerso em tudo que faz referência à equipe B até o final de temporada. Temos que ver agora se ele tem a sorte necessária e sobe de divisão (da Terceira, equivalente à quarta, para a Segunda B, equivalente à terceira)”, alegou Laporta.
Contratado pelo clube em maio de 2003, Frank Rijkaard teve seu fim decretado no clube catalão após 209 jogos, com 128 vitórias e 43 empates. O jovem treinador conquistou a Copa dos Campeões da Europa (2006), o título espanhol (2005 e 2006) e a Supercopa da Espanha (2005 e 2006), mas não resistiu após as más campanhas nas duas últimas temporadas.
O próprio Laporta adiantou que o restante da comissão técnica não permanecerá no clube, “porque o ciclo de Rijkaard se acabou”, mas garante que o futuro ex-treinador recebeu a notícia “com muita elegância”. O dirigente disse ainda que tomou a decisão de encerrar o compromisso porque o holandês “não soube tomar as decisões que corrigissem o rumo dos acontecimentos”.
Com a chegada de Guardiola, o Barcelona voltará a ter um técnico espanhol depois de seis anos. O último treinador local a ocupar o cargo havia sido Carlos Rexach, demitido no final de 2002. Desde então, o clube foi comandado pelo holandês Louis van Gaal (até 2003) e pelo sérvio Radomir Antic (em 2003). Guardiola, que brilhou no Barça durante a década de 90, aposentou-se fos gramados em 2006 e iniciou a carreira de técnico no ano seguinte pelo Barcelona B.
A mudança de comando deve afetar diretamente a situação de jogadores como Ronaldinho, Deco, Thierry Henry, Zambrotta e Gudjohnsen. Laporta, porém, evitou falar sobre o elenco barcelonista nesta quinta-feira.