Thomaz Bellucci assumiu nesta última quinta-feira o posto de número 1 do Brasil no tênis masculino. O paulista venceu o sul-africano Rik de Voest, pelas oitavas-de-final do Challenger de Bordeaux, após abandono do rival, e assegurou a subida na lista.
Bellucci nem precisou faturar dois sets para atingir a condição de melhor do País. Nesta quinta-feira, ele vencia de Voest por 7/5 quando, logo no primeiro game da segunda parcial, contou com um abandono do adversário. Com o resultado, o paulista garante 16 pontos no ranking de entradas e supera por pelo menos duas posições o gaúcho Marcos Daniel, antigo dono do posto.
Desse modo, o brasileiro amplia sua série invicta para 18 partidas, que foi iniciada em 13 de abril, quando passou pelo colombiano Carlos Salamanca no confronto entre Brasil e Colômbia pela Copa Davis. Desde então, foram três títulos seguidos de nível challenger, em Florianópolis, Túnis e Rabat, além de outros dois triunfos conseguidos no evento francês.
Garantido nas quartas, o tenista, 20 anos, garante um total de 520 pontos na ATP, somatório que o deve colocar na 74ª posição na próxima semana. Isso se o paulista de Tietê não conseguir avançar ainda mais em Bordeaux, onde enfrenta na próxima rodada o vencedor do duelo envolvendo o monegasco Jean-René Lisnard e o russo Igor Kunitsyn.
Atual número 81 do mundo, Bellucci já conquistou 102 posições na lista de entradas desde o início do ano, tornando-se o segundo brasileiro mais jovem a furar o top 100. Nas últimas semanas, seu retrospecto impressionante engloba 11 jogos sem perder um set sequer.
|