A nadadora Rebeca Gusmão (foto) está suspensa por dois anos e, desta forma, está fora dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. A decisão foi tomada pela Federação Internacional de Natação (Fina) e comunicada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que divulgou nesta quinta-feira uma nota oficial.
atleta foi punida por causa do exame antidoping realizado no dia 13 de julho de 2007, durante os Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro, quando o resultado deu positivo para a substância testosterona. Como já estava suspensa preventivamente, a punição é retroativa e começa a contar a partir do dia 2 de novembro de 2007.
Na última sexta-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que fica em Lausanne, na Suíça, julgou-se incapaz de julgar a apelação feita pela Fina sobre o caso de doping da atleta durante o Troféu Maria Lenk de 2006, e não acatou a primeira apelação sobre o assunto.
Na ocasião, Rebeca comemorou a vitória em um dos processos e disse que ninguém ia tirar o sonho dela de disputar a Olimpíada. "Vou para Pequim e vou trazer essa medalha", falou.
Rebeca é acusada ainda de fraudar um dos exames realizados durante o Pan do Rio. Foram encontrados dois DNA's nas amostras de urina, da atleta.
Confira a nota oficial da CBDA: "A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos vem tornar público que acaba de receber da Federação Internacional de Natação - Fina, mais precisamente do Fina Doping Painel (Painel de Doping da Fina), a decisão de suspender por dois anos, a partir de 2 de novembro de 2007, a atleta Rebeca Gusmão, de acordo com as regras da Fina DC2.1 e DC2.1.2.
Informa ainda o Painel de Doping da Fina que a decisão deve ser efetivada imediatamente. Esta suspensão tem por objeto o exame de doping realizado em 13 de julho de 2007, por ocasião dos XV Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro."