Uma semana após ter despediçado um pênalti que poderia dar o título da Copa dos Campeões ao Chelsea contra o rival Manchester United, o zagueiro John Terry balançou as redes da seleção dos Estados Unidos nesta quarta-feira e abriu o caminho para a vitória tranqüila da Inglaterra por 2 a 0, em amistoso realizado no Estádio de Wembley (foto).
O defensor da equipe londrina havia escorregado em sua cobrança, que poderia confirmar a conquista do título inédito para o Chelsea e acabou chutando para fora após um empate por 1 a 1 no tempo normal. Na seqüência, o atacante francês Nicolas Anelka garantiu o tricampeonato do Manchester ao ser parado pelo goleiro Van der Sar.
Porém, nesta quarta-feira, o novo capitão da formação inglesa conseguiu se recuperar e não falhou na oportunidade que teve de balançar as redes adversárias. O defensor apareceu bem na área norte-americana aos 38min da primeira etapa e desviou de cabeça um cruzamento feito pelo meia David Beckham, vindo da direita.
Fora da Eurocopa, o novo treinador da Inglaterra, o italiano Fabio Capello, usou a partida para fazer novas experiências na equipe, já visando as Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul.
Contratado há apenas cinco meses, o ex-técnico do Real Madrid fez sua terceira partida no comando do time inglês. Desde que assumiu, Capello dirigiu a equipe na vitória sobre a Suíça, em fevereiro, e na derrota diante da França, realizada no mês seguinte.
E sem correr riscos, o time inglês definiu a vitória aos 13min do período final. O meia Gerrard, do Liverpool, foi lançado em profundidade, invadiu a área com liberdade e tocou na saída do goleiro, fechando o placar em Wembley.
Depois de enfrentar os norte-americanos em casa, os ingleses voltam a campo no próximo domingo para enfrentar a seleção de Trinidad e Tobago, em Port of Spain, capital trinitense. O confronto repetirá o encontro entre as duas equipes ocorrido na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.