Fifa assina acordo de cooperação na luta antidoping
30/05/2008 - 07:58 hs
O 58º Congresso da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa), que acontece em Sydney, ratificou um acordo com a Agência Mundial Antidoping (AMA) para lutar contra o uso de drogas no esporte.
Os delegados das federações nacionais que fazem parte da Fifa votaram por uma ampla maioria (175 a 1) aceitar o Código 2009 da AMA no último dia do Congresso.
O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e o da AMA, o australiano John Fahey, assinaram uma "declaração de intenções" em fevereiro após discutir a versão revisada do Código Antidoping em Zurique.
No passado, as 208 federações nacionais membros da Fifa tiveram certas reservas sobre o Código e de como seria aplicado aos jogadores.
Mas hoje, a Fifa e a AMA assinaram o acordo depois que o Código foi revisto, permitindo maior flexibilidade nas sanções.
Um comunicado de imprensa da Fifa destacou os seguintes aspectos: a Fifa e a AMA têm o objetivo comum de lutar contra o doping e tentam colaborar para alcançar uma meta comum; ambas as instituições declaram que a luta contra o doping deve continuar utilizando todos os meios possíveis para assegurar os objetivos das organizações.
Além disso, no texto indica-se que Fifa e AMA tentam continuar uma relação próxima e efetiva na luta contra o doping, e que a federação de futebol declara à AMA seu apoio incondicional.
A Agência acorda em continuar discutindo com a Fifa os problemas que afetam os esportes de equipe, e as organizações asseguram que estão satisfeitas com que o organismo que regula o futebol mundial tenha aprovado e ratificado o Código 2009, o qual será integrado em sua totalidade nos regulamentos e regulações da Fifa.