Rio 2016 inicia trabalho para fase final de candidatura
06/06/2008 - 07:57 hs
Um dia após a confirmação do Rio de Janeiro como uma das cidades candidatas à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, uma sessão do Conselho Executivo da Candidatura Rio 2016 reuniu os três níveis de Governo, COB e o Conselho Empresarial para deslanchar as ações previstas para a fase final da campanha.
Na manhã desta quinta-feira, em Atenas, conforme previsto no questionário submetido ao COI, foi ratificada a criação de nova entidade independente para a Candidatura Rio 2016, que será constituída, com sede no Rio de Janeiro, nos próximos 30 dias.
A estrutura da nova entidade é elaborada pela empresa de consultoria McKinsey & Company, que trabalhou na candidatura de Londres 2012. O Comitê de Candidatura Rio 2016 será uma entidade sem fins lucrativos, de propósito específico (condução da Candidatura Rio 2016) e com prazo de duração determinado, encerrando suas atividades após a decisão final do COI e a apresentação das respectivas prestações de contas aos órgãos de controle dos três níveis de governo e à sociedade.
O objetivo é que a nova entidade tenha uma estrutura moderna contando com todos os mecanismos de governança corporativa e transparência para conduzir os processos de candidatura e atender aos requisitos do COI. A nova entidade terá Carlos Arthur Nuzman como presidente e Carlos Roberto Osório como Secretário-Geral. Além disso, o Conselho Empresarial Rio 2016 contratou a consultoria internacional de Recursos Humanos (headhunting) Spencer & Stuart para recrutar um executivo que será responsável pela gestão da nova entidade.
Também foi revisado na reunião o cronograma de trabalho para a elaboração do Dossiê de Candidatura e tomada a decisão de integrar as áreas dos três níveis de governo que estarão envolvidas na elaboração do projeto e o corpo técnico do Comitê de Candidatura. O Dossiê de Candidatura apresentará os projetos detalhados e garantias que terão que ser encaminhados ao COI até o dia 12 de fevereiro de 2009.
A reunião em Atenas contou com as presenças do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Ministro do Esporte, Orlando Silva; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia; do Secretário-Geral Rio 2016 Carlos Roberto Osório; do Secretário Estadual de Turismo e Esporte, Eduardo Paes; do Secretário Municipal Rio 2016, Ruy César; do Secretário do Ministério do Esporte para o Rio 2016, Ricardo Leyser e de Édson Menezes, representando o Conselho Empresarial Rio 2016.
"O apoio que recebemos do Conselho Empresarial, que contratou as duas novas consultorias de renome internacional, demonstra o envolvimento crescente da sociedade brasileira em torno da candidatura. A participação dos empresários integrados com o esporte e os três níveis de governo será fundamental para realizar o sonho de, pela primeira vez, organizar os Jogos Olímpicos na América do Sul", afirmou Nuzman.