Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Fluminense e Santos tentam sair do sufoco no Maracanã
12/06/2008 - 09:05 hs
 
Preocupados, Fluminense e Santos se enfrentam nesta quinta, às 20h30m, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, num duelo com números interessantes de parte a parte. Na atual temporada, Cuca, agora técnico do Peixe, enfrentou o Tricolor três vezes. Venceu todas à frente do Botafogo: a primeira na semifinal da Taça Guanabara, e as outras duas na Taça Rio, uma na fase de grupos e outra na final do turno. No Brasileirão, enquanto o Flu tem apenas um ponto em cinco jogos e está na lanterna, o Peixe tem quatro, em 18º. Por isso, os dois times precisam muito de uma vitória.

A estatística é ainda mais favorável a Cuca se forem computados todos os jogos do treinador pelo Botafogo contra o Fluminense. Foram dez, com seis vitórias do Glorioso, apenas uma do Tricolor, e três empates, dois deles na Sul-Americana de 2006, que terminou com o Alvinegro eliminado pelo Flu nos pênaltis.

- É sempre bom conhecer o adversário como ele conhece o Fluminense. Mas ele está chegando agora no Santos, ainda não conhece tão bem o próprio e ainda não está em condições de fazer o seu trabalho da melhor maneira. Além disso, eu também não me lembro de ter perdido para o Santos (como treinador). Isso, bem como as vitórias do Cuca, não quer dizer nada. É outro jogo, vamos ver o que acontece – diz o treinador tricolor, que sempre se refere ao colega com palavras elogiosas.

No lado santista, a opinião é a mesma. Cuca diz que retrospecto não ganha jogo e prefere falar sobre a alegria de voltar ao Maracanã, palco dos grandes clubes cariocas, mas que também é muito querido pelos santistas, já que foi no Rio que o Peixe conquistou seu bicampeonato mundial.

- Não levo muito em conta estes números a favor, assim como não considero muito quando o retrospecto é negativo. Cada jogo é um jogo. Agora, eu gosto muito de jogar no Maracanã. É uma maravilha jogar lá e quero passar esse gosto para os meus jogadores – diz Cuca.

No Fluminense, Renato promoverá a volta dos laterais Gabriel e Junior Cesar ao time. Ambos foram poupados na partida contra o Grêmio, no último domingo. Na zaga, Roger será escalado no lugar de Thiago Silva, que está com a seleção brasileira em Teresópolis. E no meio, Arouca jogará ao lado de Cícero, deixando Ygor mais preso à zaga, e Conca livre para encostar em Dodô e Washington.

- Será um jogo muito difícil para nós e para eles. O Fluminense precisa vencer no campeonato, mas é complicado tirar a final da Libertadores da cabeça, já que é a primeira de muita gente. Mas nós jogamos em casa, diante da torcida, e precisamos muito destes três pontos – diz Renato.

Em busca da primeira vitória em casa
O técnico Cuca espera que o Santos seja equilibrado e guerreiro para sair da péssima em que se encontra. O Peixe está na antepenúltima colocação do Brasileirão, com apenas quatro pontos em cinco jogos. Para piorar, ainda não venceu fora de casa na competição: perdeu todos os três jogos que disputou longe de seus domínios: 3 a 1 para o Flamengo, 4 a 0 para o Cruzeiro e 1 a 0 para o Vitória.

Cuca considera que o seu colega Renato Gaúcho tem talvez o melhor elenco do Brasil. Ainda assim, garante que o Peixe não vai se intimidar.

- Vamos atacar também. Nosso momento hoje, mais do que parte técnica e tática, é de ser guerreiro, de atacar esse jogo com vontade - afirma o treinador.

Sem poder contar com o lateral-esquerdo Kleber, que está na seleção brasileira, com o zagueiro Domingos e o atacante Wesley, ambos suspensos, o treinador será obrigado a fazer mudanças. Na lateral entra Carlinhos. Fabão assume o posto na zaga e Lima substitui Wesley.

Outra mudança, essa por opção de Cuca, deverá ocorrer no meio-de-campo. Robinho deverá entrar na vaga de Molina. O garoto treinou entre os titulares no segundo tempo do coletivo desta quarta-feira e agradou.




 
Fonte: www.globoesporte.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.