O Cruzeiro enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira, às 20h30, no estádio Palestra Itália, em São Paulo, com a pretensão de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro, perdida para o Flamengo na rodada anterior. O duelo é visto como um grande teste para o time de Adílson Batista, pois o rival dirigido por Vanderlei Luxemburgo também iniciou a competição como um dos favoritos ao título.
Diferente do Cruzeiro, vice-líder com 13 pontos, e atrás do Flamengo apenas no saldo de gols, o Palmeiras ainda busca regularidade e crescimento. O time paulista venceu os dois jogos em casa, mas foi mal como visitante e ocupa apenas a 10ª posição, com sete pontos.
O técnico Adílson Batista promete um Cruzeiro ousado neste confronto e fala em buscar três pontos. Ele lembra que o Palmeiras jogará pressionado por sua torcida, a partir da derrota da 5ª rodada para o Sport, e espera tirar proveito do fator psicológico do rival.
Mas Adílson sabe que a missão será das mais complicadas. Ele julga o elenco palmeirense um dos mais qualificados do Brasil. O chileno Valdívia é apenas uma das armas. “O Palmeiras é um time que venceu o Campeonato Paulista, teve méritos pela competência do seu treinador, a capacidade dos seus atletas, e a gente está alertando para tomarmos os devidos cuidados com o todo”.
Além da criatividade de Valdívia, o comandante celeste chamou atenção para as jogadas laterais de Élder Granja e Leandro, as saídas de bola com Martinez e Léo Lima, as avançadas de Diego Souza e o faro de gol dos atacantes Kléber e Alex Mineiro.
Como se não bastassem os valores individuais, o Palmeiras tem Vanderlei Luxemburgo no banco. “É vencedor, inteligente, arma bem as suas equipes, gosta de ver as suas equipes jogarem, é um treinador competitivo, é um treinador que sempre está fazendo a gente pensar, é importante você estar atento ao jogo. Ele sempre cria algumas dificuldades durante o jogo, mas nós também estamos atentos para neutralizar isso, para conseguir um resultado positivo”.
Mas o Cruzeiro também tem o respeito de Vanderlei Luxemburgo, técnico que conquistou no clube o Brasileirão de 2003. “O Cruzeiro é uma equipe que já vem com uma base formada há bastante tempo, com jogadores jovens, mas rodados. Está bem adiantado e é um candidato ao título, assim como o Flamengo, que dificilmente perderá jogadores na janela, pois a maioria é repatriada”.
Time O Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira sem o capitão Espinoza, convocado para servir à seleção do Equador nas eliminatórias da Copa do Mundo. O substituto provável é Thiago Martinelli. A incógnita está no ataque, quanto ao companheiro de Guilherme. As alternativas são Fabinho, Reinaldo, Weldon e Marcinho. Jajá e Maicosuel nem foram convocados para a partida.
Adílson disse apenas que a opção será por um velocista, condição que tiraria o centroavante Reinaldo e o meia Marcinho da briga.
No Palmeiras, Luxemburgo perdeu o volante Pierre, com uma lesão no tornozelo. Os reforços são o zagueiro Henrique, de volta da Seleção Brasileira, o volante Martinez e o atacante Kléber.