Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Valdívia brilha e Palmeiras quebra série do Cruzeiro
13/06/2008 - 08:26 hs
Campeonato Brasileiro
 
Contando com a volta do bom futebol que levou a equipe à conquista do Campeonato Paulista e com a atuação decisiva do meia Valdívia, o Palmeiras conseguiu se recuperar dos maus resultados no Brasileiro e decretou a primeira derrota do Cruzeiro na noite desta quinta-feira, ao golear o atual vice-líder por 5 a 2, no Estádio Palestra Itália (foto).

A equipe alviverde, que segue com campanha irregular neste início de competição nacional, vinha de uma derrota por 2 a 0 no último final de semana diante da formação reserva do Sport, na Ilha do Retiro, em Recife.

Comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras ainda não conseguiu repetir as boas atuações apresentadas no Estadual e não venceu dois jogos seguidos desde o título conquistado contra a Ponte Preta.

O bom resultado diante de sua torcida levou a equipe aos dez pontos, assumindo provisoriamente a quinta posição na classificação. O feito conquistado no Palestra Itália também deve ser comemorado por ter sido contra a defesa mais eficiente do torneio. Antes do duelo desta quinta, os mineiros haviam sofrido apenas um gol em cinco confrontos.

Já o time da Toca da Raposa, que conheceu o seu primeiro revés, perdeu a oportunidade de assumir a liderança do campeonato. O resultado deixa a equipe comandada por Adílson Batista com os mesmos 13 pontos, empatada com o Flamengo, porém é superada pelos cariocas nos critérios de desempate.

Antes de ser derrotado na capital paulista, o atual campeão mineiro havia vencido quatro jogos e empatado apenas um, diante do Coritiba, na quarta rodada do Brasileiro, no Estádio Couto Pereira.

Jogo
Mesmo com o placar elástico aplicado diante dos rivais mineiros, o Palmeiras encontrou dificuldades para construir a vantagem e só teve o caminho facilitado após a expulsão do zagueiro Thiago Martinelli aos 28min do primeiro tempo, quando o placar apontava 1 a 0 para o Cruzeiro.

Tentando chegar à ponta da competição, o Cruzeiro teve mais posse de bola nos primeiros minutos e conseguiu balançar as redes aos 16min de jogo. Substituto de Marcelo Moreno, que acertou com o futebol ucraniano, o ex-palmeirense Marcinho arriscou da entrada da área e viu a bola bater na mão do zagueiro Henrique. Na cobrança do pênalti, Guilherme não deu chances a Marcos e marcou o primeiro.

Apostando nos contra-ataques, a equipe de Minas Gerais esteve próxima do segundo gol aos 22min, após boa troca de passes do ataque celeste. Novamente Marcinho recebeu entre a zaga palmeirense e lançou o volante Ramires, que tocou para o gol, mas parou em boa defesa de Marcos.

Após o susto, o Palmeiras conseguiu chegar ao empate da mesma forma que o Cruzeiro abriu o placar. Após chute de Alex Mineiro que desviou na zaga adversária, a bola sobrou livre para Valdívia finalizar. De frente para o goleiro Fábio, o camisa dez foi tocado por Thiago Martinelli, que cometeu o pênalti e recebeu o cartão vermelho. Na cobrança da infração, Alex Mineiro usou a paradinha para vencer o arqueiro cruzeirense.

Com um jogador a menos, os visitantes não conseguiram manter o ritmo do início e passaram a ser dominados pelo time paulista. Com maior posse de bola, a equipe de Luxemburgo tocava a bola para achar os espaços e quase conseguiu a virada nos minutos finais da primeira etapa. Após cruzamento de Kléber, o meia Diego Souza subiu livre, mas cabeceou por cima da meta de Fábio.

Porém, na volta do intervalo, os donos da casa conseguiram a virada com o seu camisa dez. Explorando as jogadas pelos lados do campo, o lateral Leandro foi acionado pela esquerda e centrou para a área encontrando Diego Souza. Sem condições de finalizar, o meia escorou para trás e Valdívia acertou forte chute, que bateu na trave e em seguida vazou a meta cruzeirense.

Sem poder de reação, o time celeste não conseguia parar o ataque palmeirense e novamente viu Valdívia fazer a diferença. O chileno foi lançado na área aos 22min, passou pela marcação de Léo Fortunato e serviu Diego Souza. Sem marcação, o meia finalizou com categoria e anotou o terceiro do Palmeiras.

Porém, dez minutos depois, uma falha do goleiro Marcos começou a colocar em risco a tranqüila vitória do Palmeiras. O meio-campista Charles passou pela marcação alviverde e arriscou o chute de muito longe. Sem força, a bola acabou surpreendendo o veterano arqueiro e passando por baixo de seu corpo.

Mas a reação do Cruzeiro não teve continuidade e logo em seguida a equipe da casa tratou de definir o confronto. Em cobrança de escanteio de Leandro, o zagueiro Henrique subiu mais que os adversários e testou para as redes, coroando a sua volta da Seleção Brasileira. Antes do apito final, aos 42min, o Palmeiras ainda encontrou tempo de ampliar o marcador com o artilheiro Alex Mineiro, aproveitando cruzamento de Pierre, da direita.

Após o primeiro resultado negativo, o Cruzeiro volta as suas atenções para o confronto do dia 21, no sábado da semana que vem, quando volta ao Mineirão para encarar o Figueirense. No dia seguinte, o time de Luxemburgo vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, no Estádio São Januário.

 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.