Pequim ainda tem desafios na preparação de Olimpíada
19/06/2008 - 08:07 hs
A cidade sede dos Jogos Olímpicos, Pequim, ainda enfrenta vários desafios com a aproximação do evento.
"A situação aumenta a urgência (da conclusâo dos trabalhos), e as tarefas são duras", disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing (Bocob), Liu Qi, quando visitou locais de apoio à Olimpíada, segunda-feira.
Como os Jogos Olímpicos terão início em 8 de agosto, a cidade vem acelerando os cuidados com segurança, uma das prioridades.
Na quarta-feira passada, a China lançou uma série de exercícios anti-terroristas de nível nacional, para preparar as forças de segurança contra ataques químicos, seqüestros de avião e outros possíveis incidentes.
Cães farejadores serão levados à capital para ajudar a detectar explosivos. O serviço postal para envio de encomendas com embalagens que contenham substâncias líquidas estará suspenso de junho até 31 de outubro. A nova medida foi lançada após o país proibir, desde abril, que passageiros levem em qualquer substância líquida em suas bagagens de mão, durante vôos nacionais.
Além da segurança, a logística constituem outra área à que deve ser dada atenção em Pequim, que receberá o maior evento esportivo em sua história. Autoridades de Beijing também vêm tratando os problemas de tráfego, através da melhoria do trânsito público e do sistema de rodízio de veículos. Vias especiais também serão abertas para a passagem de veículos que prestarão serviços a pessoas envolvidas nos Jogos, durante o período de competição.
Considera-se que a chegada de milhões de turistas atraídos pelos Jogos complicará o sistema de trânsito. Além disso, visitantes estrangeiros também se queixam de que o número de taxistas que falam inglês não é suficiente, o que dificultará sua visita.
Ao mesmo tempo, embora que as autoridades chinesas prometam várias vezes o ar limpo durante a Olimpíada, ainda existem dúvidas.