São Paulo, SP, 18 (AFI) - O Corinthians recebeu uma notícia nada agrdável, na noite desta quarta-feira. O clube alvinegro foi punido por unanimidade (4 votos a 0) com a perda de dois mandos de campo e uma multa de R$ 10 mil, em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro.
A pena se deve ao fato de um torcedor ter invadido o gramado, durante o jogo contra o Botafogo, no último dia 28 de maio, no Morumbi, pelas semifinais da Copa do Brasil.
O Timão foi incluso no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto.
A punição terá de se cumprida nos próximos dois jogos que tem como mandante no Campeonato Brasileiro da Série B, contra São Caetano e Marília. Os jogos deverão ser realizados a 100 quilômetros da capital paulista, em um local definido pela CBF.
A diretoria do Corinthians, no entanto, pretende entrar com recurso para que a pena seja cumprida apenas na Copa do Brasil do próximo ano. Este novo julgamento ainda não tem data definida.
Mano Livre Em compensação, o técnico Mano Menezes acabou absolvido por conta da expulsão pela invasão a campo no mesmo jogo. O árbitro daquele jogo Evandro Rogério Roman havia relatado na súmula que o treinador entrou em campo dando socos no ar.
Mano foi incluso no artigo 188 - manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte; dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los. E poderia pegar um gancho de 30 a 180 dias.