A Seleção Brasileira feminina (foto) estreou com vitória no Grand Prix de vôlei, na madrugada desta sexta-feira, no Ginásio Beilun Sports & Arts Cente, em Ningbo, na China. Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, o Brasil derrotou a Tailândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/18 e 25/20.
A partida começou equilibrada, com o Brasil um pouco melhor, mas sem conseguir abrir grande vantagem. Após um início ponto a ponto, a Seleção conseguiu se impor em quadra, fazendo 9/5 em ataque de Carolina.
A Seleção encaixava um melhor serviço, explorando principalmente o forte saque de Paula Pequeno. Em uma reação impressionante, no entanto, a seleção tailandesa fez nada menos que sete pontos consecutivos e virou a partida para 12/11.
A partir de então, o equilíbrio se restabeleceu, com os pontos sendo disputados em verdadeiros ralis. O Brasil voltou a empatar, por 15/15, em belo ataque de Sheilla.
A parcial permaneceu indefinida até o fim, quando o Brasil conseguiu abrir dois importantes pontos de vantagem. Desta forma, a equipe fechou em 25/22, em novo ataque de Sheilla.
A Seleção começou o segundo set embalada e abriu de cara 4/1, em um belo bloqueio de Fabiana. Após o susto do início do jogo, a equipe brasileira se portava de maneira tranqüila e concentrada, explorando bem os ataques de fundo de quadra.
Em um belo contra-ataque, a equipe brasileira abriu 13/7, com Jaqueline, forçando o técnico da equipe rival a pedir tempo para tentar reorganizar suas comandadas.
Com uma notável melhora na recepção, as brasileiras mantinham uma confortável vantagem, e, em saque colocado de Fabiana, abriram 16/8. O Brasil continuou melhor e contou com Paula Pequeno para abrir 20/9.
Mais uma vez, no entanto, a Seleção voltou a demonstrar desequilíbrio em momentos decisivos, permitindo uma improvável reação rival. A Tailândia diminuiu a vantagem brasileira para apenas quatro pontos, com o placar em 21/17.
Ao fim, no entanto, a maior categoria das brasileiras foi preponderante, e a Seleção fechou o segundo set com um bloqueio triplo, em 25/18.
As brasileiras voltaram para o terceiro set desconcentradas, e permitiram à seleção da Tailândia um bom começo. A queda da qualidade da recepção brasileira deu às tailandesas uma vantagem no placar.
O jogo seguiu empatado até o nono ponto, quando o Brasil finalmente passou à liderança, abrindo vantagem de 11/9.
A Tailândia deu o troco, e voltou à frente em uma seqüência de ataques bem-sucedidos, chegando a 13/12.
O jogo permanecia equilibrado, sem ampla vantagem para nenhuma das duas partes. A equipe brasileira só conseguiu respirar em um espetacular contra-ataque de Sassá, com o qual abriu 23/19. E foi em um novo ataque dela que a Seleção fechou o set em 25/20, e o jogo em 3 sets a 0.
Na sequência do Grupo B, a China enfrenta a Alemanha, às 8h30 (de Brasília), também em Ningbo. Ainda pela fase de classificação do Grand Prix 2008, o Brasil votla às quadras contra a Alemanha, neste sábado, às 8h20 (de Brasília) e, no domingo, enfrenta a China.
|