Mesmo com a grande maioria da torcida contra no Estádio General José Antonio Anozátegui, o Chile arrancou uma vitória sobre a Venezuela por 3 a 2, no último minuto, nesta quinta-feira, em Puerto La Cruz, na Venezuela, em jogo válido pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa de 2010 (foto).
O resultado foi ruim para a Seleção Brasileira, já que a equipe dirigida por Dunga caiu para a quinta colocação da competição, com nove pontos.
Apenas os quatro primeiros do torneio se classificam de forma direta para o Mundial na África do Sul. O quinto lugar disputará a repescagem com um país classificado da Concacaf.
Com a vitória, o Chile subiu para a quarta posição, com dez pontos ganhos. Já a Venezuela caiu para o sétimo lugar, com apenas sete pontos.
O time da casa começou a partida pressionando e chegou pela primeira vez com perigo aos 10min. Vargas avançou pelo meio, levou a bola para a esquerda e chutou forte. Bravo fez ótima defesa e espalmou sobre o travessão.
O Chile respondeu com perigo aos 18min. Vega saiu jogando mal, Sánchez ficou com a bola e, da entrada da área, finalizou na trave direita.
Animados com a falha do goleiro venezuelano, os visitantes chegaram mais uma vez ao gol adversário aos 25min. Estrada bateu falta com força, a bola quicou no gramado e Vega conseguiu espalmar para a lateral.
No segundo tempo, a Venezuela voltou mais motivada e abriu o placar aos 13min. Maldonado cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e entrou no canto esquerdo de Bravo.
O Chile não deixou a torcida local se entusiasmar muito e igualou o marcador aos 19min. Sánchez pegou sobra da zaga e, dentro da área, foi derrubado por Mea, sofrendo pênalti. Suazo cobrou penalidade no meio do gol e empatou a partida.
Motivada, a equipe chilena virou o placar aos 27min. González bateu falta da esquerda, Jara apareceu no meio da área e chutou no canto direito de Vega.
Com o apoio da torcida, que não deixou de entusiasmar a equipe, a Venezuela arrancou o empate aos 34min. Maldonado avançou pela direita e tocou para o meio. Fuentes furou o chute e a bola sobrou para Arango, que chuta para o fundo das redes.
Porém, quando a partida parecia ficar no empate, saiu o terceiro gol chileno aos 46min. Suazo recebeu passe na entrada da área e finalizou no canto direito de Vega.