O Ipatinga (foto) aposta todas as fichas no estreante técnico Enderson Moreira para vencer a Portuguesa, hoje, às 19h30, no Canindé, em duelo de desesperados, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ocupantes da zona de rebaixamento, os dois clubes precisam vencer para continuar com chances de escapar da queda à Segunda Divisão. A situação dos mineiros, porém, é um pouco mais delicada. Depois da goleada sofrida diante do Botafogo por 3 a 0, em pleno Ipatingão, na rodada passada, o Tigre reduziu significativamente as possibilidade de permanecer na Série A. Para evitar o descenso, tem de vencer cinco dos sete jogos restantes.
Mesmo diante da situação pouco animadora, o novo treinador, que foi auxiliar-técnico de Ricardo Drubscky no próprio Ipatinga há cerca de dois meses, mantém o velho discurso do otimismo. Mas atenta para uma mudança de postura dos jogadores para atingir o objetivo. “Sei muito bem das dificuldades e da responsabilidade de dirigir uma equipe da Primeira Divisão. Eu me preparei para isso e acredito muito no time. Conheço o grupo e é essa confiança que tenho de passar para todos os jogadores. Quando saí do Ipatinga com o Ricardo, o time fazia boas apresentações, mas não conseguia os resultados. Se precisamos deles para permanecer na briga, temos de buscá-los, fazer que eles aconteçam a qualquer custo, precisamos ser mais objetivos”.
Enderson vai promover algumas mudanças na equipe. O técnico confirmou o armador Pablo como titular. Desde que chegou no Vale do Aço, o boliviano ainda não iniciou um jogo sequer, apesar do bom aproveitamento que apresentou quando entrou durante os jogos. Ele participou de quatro partidas, sempre entrando no segundo tempo, e marcou dois gols.
O também armador Luciano Mandi, que ficou de fora do jogo contra o Botafogo por opção do ex-técnico Márcio Bittencourt, demitido, retorna ao meio-campo. Com isso, os volantes Xaves e Júlio ficarão no banco. Para o lugar do atacante Adeílson, vetado pelos médicos por causa de um leve estiramento na coxa direita, Igor foi escalado ao lado de Ferreira. Outra novidade é a estréia do zagueiro Sílvio, escolhido para substituir Henrique, que cumpre suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo.
O Parceiro O Ipatinga está bem próximo de acertar nova parceria com o Cruzeiro, desta vez para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro, no Rio Grande do Sul. A Raposa pode ceder alguns juniores para reforçar o Tigre na competição. O acerto deve ocorrer até o fim da semana, segundo o presidente Itair Machado.