Em dia de festa no Independência (foto), com homenagem a Fábio de Mello Azevedo, de 88 anos, integrante do time decacampeão mineiro de basquete na década de 1940, o América confirmou no último sábado (8), a classificação à decisão da Taça Minas Gerais, ao vencer o Uberlândia por 1 a 0. O adversário será o Tupi, que derrotou o Villa Nova por 3 a 1, de virada, em Juiz de Fora.
Foi um dia marcado pela emoção para Fábio, que se levantou cedo, como sempre. “Tinha um leitão para comer em Igarapé”, contou. Mas a cabeça estava no jogo. “O tempo até que passou normalmente. Comemos o leitão e entramos no carro para vir para o Independência. Mas, na estrada, parecia que nunca chegaríamos. Nunca foi tão longe vir de Igarapé a BH.”
No Horto, o coração bateu mais forte. Todos faziam questão de cumprimentar Fábio, conduzido ao gramado pelo presidente do América, Antônio Baltazar, em companhia da família: filhos, genros e noras, netos e bisnetos. “É demais. Está todo mundo aqui. Confesso que a emoção está aumentando.”
Os amigos também foram. Entre eles, o sobrinho e afilhado José Oswaldo de Azevedo Campello, o Totó, gerente-geral do Minas Tênis Clube e discípulo no basquete. “Não poderia deixar de estar presente a esta homenagem.” Palavras que mexeram com o tio, enchendo seus olhos de lágrimas.
Na arquibancada, os aplausos aumentaram de intensidade quando os familiares do homenageado dirigiram-se ao meio do gramado, em duas filas. Os filhos Fábio, Ana Maria, Otávio, Beatriz, Zé Carlos, Bernardete, os gêmeos Paulo e Pedro – “a rapa do tacho”, como ele gosta de dizer. “Os amigos diziam que eu estava velho e resolvi ter mais um filho. Não é que vieram dois?”
Ao entregar ao amigo uma placa de prata, Baltazar exaltou o decacampeão. “Você é um ícone do basquete, que agora busca uma nova realidade. Fábio, um exemplo para os jovens.” As lágrimas voltaram quando Bernardete e Pedro entregaram o presente. “Jamais poderia imaginar que algo assim fosse me acontecer. Estou muito feliz e divido este momento com meus companheiros do time de basquete. Pena que não estejam mais aqui, mas esta homenagem é para eles também.”
Classificação
O gol da vitória do Coelho foi do zagueiro Micão, ao escorar de cabeça cobrança de escanteio da direita, aos 24min de partida. No Jornalista Mário Helênio, o Villa saiu na frente com Wander, no primeiro tempo. No segundo, Marquinhos Alagoano, Robson e Henrique deram a virada ao Tupi, que joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols para ser campeão. O primeiro jogo será domingo, no Independência. O segundo, uma semana depois, em Juiz de Fora.
|