Os jogadores do Uberlândia Esporte Clube se reapresentaram ontem, à tarde, no Estádio Juca Ribeiro. No grupo, remanescentes da equipe que disputou a Taça Minas Gerais e reforços contratados para o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em 2009. Conforme o cronograma de trabalho elaborado pela comissão técnica, as atividades nesta primeira semana estarão voltadas para o condicionamento físico e reforço muscular dos atletas. O Verdão vai estrear no Mineiro, no dia 25 de janeiro, contra o Cruzeiro no Parque do Sabiá.
Depois de anunciar as contratações do atacante André Nascimento, do lateral-esquerdo Alemão e do zagueiro Glauco, ontem foi a vez da diretoria apresentar o meia Cairo, de 32 anos. O jogador revelado no Juca Ribeiro atuou em clubes como Atlético Mineiro, Paraná Clube, Avaí, Guarani de Campinas, Botafogo de Ribeirão Preto e seleção brasileira. O seu último clube foi o Gaz Metan, da cidade de Medias, na Romênia.
O presidente do Verdão, Everton Magalhães, disse que a fase de negociações está bastante complicada, pois os jogadores, nessa época, fazem muito leilão com relação aos salários. Mesmo assim ele está otimista e espera que, no máximo, no fim de dezembro o clube esteja com pelo menos 90% do elenco definido para o Campeonato Mineiro. “Não está sendo nada fácil. Às vezes estamos quase assinando o contrato com algum atleta, mas um telefonema do empresário põe tudo a perder. Mesmo assim, estamos trabalhando dia e noite para que o mais breve possível estejamos com o grupo definido.”
Hoje dois jogadores devem ser anunciados. O meia-atacante Marco Aurélio, de 31 anos, ex-Flamengo, Grêmio e Ponte, e o volante Jussiê, de 22 anos, ex-Palmeiras. O lateral-esquerdo Marinho, prata da casa, que estava no Ituitaba, desvinculou-se daquela equipe, e conversará hoje com o presidente Everton.
O técnico José Maria Pena está confiante com relação às contratações. Ele entende que o Verdão tem tudo para fazer uma grande campanha na 1ª Divisão. ”Estamos indicando jogadores que se forem contratados têm tudo para ajudar o Uberlândia a fazer uma grande campanha”, afirmou
Caio jogará com Liminar O meia-atacante Cairo, de 32 anos, que foi apresentado ontem pela diretoria do Uberlândia Esporte Clube, deverá jogar sob efeito de liminar na Justiça do Trabalho. O jogador que tem seu passe vinculado ao Gaz Metan, da Romênia, desde maio de 2007, estava atuando de forma irregular naquele país. Segundo Cairo, a diretoria do clube romeno não quis liberar o seu visto de trabalho. A intenção era que o jogador se mantivesse como turista. Inconformado com esta situação, Cairo retornou ao Brasil.
Caso o Gaz Metan não assine amigavelmente a transferência do jogador, o Uberlândia entrará na Justiça para que seja concedida uma liminar, permitindo ao atleta o direito de trabalhar. A situação é a mesma do jogador Renna, que tem uma pendência com o seu antigo clube, o Fortaleza (CE).
Cairo tem contrato até o fim do Campeonato Mineiro e não quer pensar no depois. Para ele, o importante é que o Verdão faça um grande papel na Primeira Divisão. ”O que vem depois de uma campanha vitoriosa é sempre coisa boa. A minha preocupação é me condicionar bem fisicamente e ajudar o Verdão a vencer as partidas. Eu entendo que o tempo até o Campeonato Mineiro é suficiente”, disse. O meia está tranqüilo com relação à sua liberação, pois entende que cumpriu todas as suas obrigações com o Gaz Metan, ao contrário dos romenos que o mantinham irregularmente no país.