A primeira decisão da diretoria do Ipatinga (foto) visando à temporada de 2009 é seguir a nova realidade: depois de um ano na elite estadual e na do país, o Tigre disputará o Modulo II do Campeonato Mineiro, de 11 de fevereiro a 26 de abril, em busca de uma das duas vagas na Primeira Divisão em 2010, e a Série B do Brasileiro, a partir de 8 de maio. O ex-goleiro Rodrigo Posto assume o cargo de diretor de futebol com o propósito de buscar o bom e barato para a equipe do Vale do Aço.
Os jogadores de salários mais altos, como o volante Augusto Recife e o lateral Beto, que têm contato até o fim da próxima temporada, podem acertar com outro clube, de preferência da Série A. Ambos têm mercado. O primeiro conta com a experiência de ter defendido o Cruzeiro no vitorioso ano de 2003. O segundo chama a atenção pela velocidade e, durante o Brasileiro, o Ipatinga chegou a receber sondagens de empresários por ele.
Já deixaram o Tigre o lateral Márcio Gabriel; o zagueiro Henrique; os volantes Xaves e Leo Silva; os armadores Rodriguinho e Sandro; os atacantes Igor e Kempes, Os dois primeiros reforços a chegar foram os volantes Lucas e Caetano, campeões da Taça Minas Gerais pelo Tupi. E um grupo de ex-juniores do Cruzeiro já acertou a transferência para o clube do interior.
Saída Honrosa A comissão técnica está confirmada para 2009. O técnico Enderson Moreira, que assumiu o time a sete rodadas do fim da Série A, sabia que as chances de manter o Ipatinga na elite eram limitadas. “Infelizmente não deu, apesar de termos correspondido em alguns jogos. Fico tranqüilo, porque terminamos até de forma honrosa a competição, com o empate no Maracanã com o Fluminense.”
Enderson destaca que trabalhou sempre com vistas à próxima temporada. “Não podia ser diferente. É um desafio que todo treinador que está começando gostaria de ter. Acredito muito na estrutura do clube e que 2009 será de boas vitórias e muitas alegrias.” Seu assistente, o ex-armador Luiz Fernando Flores, concorda: “Vai dar para a gente fazer um excelente trabalho. Não há nenhum temor. A torcida pode acreditar que será um ano de conquistas, dentro da tradição do Ipatinga”.
O preparador físico Eduardo Pimenta, campeão da Copa São Paulo de Juniores pelo Cruzeiro em 2007, com Enderson, foi contratado e receberá os jogadores do Tigre em 5 de janeiro, para a pré-temporada