O Tupi anunciou ontem seu técnico para o Campeonato Mineiro de 2009. O comandante do Carijó é um velho conhecido da torcida local: José Carlos Amaral (foto). Ele esteve à frente do time em 1998, também no Estadual, e, após passagens pelo futebol peruano e do Nordeste, retorna a Santa Terezinha.
"Fechamos com ele hoje (ontem) pela manhã. É um treinador experiente e que já esteve no Tupi. Ele está agora na Bahia e deve chegar a Juiz de Fora no sábado, assumindo os treinamentos na próxima semana", disse o vice-presidente do Carijó, José Roberto Maranhas.
Jósé Carlos Amaral nasceu no dia 18 de março de 1957 no bairro de Cascadura, no Rio de Janeiro. É formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Além do Tupi, Amaral já trabalhou no Fluminense-RJ (foi preparador físico de Carlos Alberto Parreira), Fluminense de Feira de Santana-BA, Vitória da Conquista-BA, Vitória-BA, Paysandu-PA, Remo-PA, Sport Recife-PE, Santa Cruz-PE, Imperatriz-MA, Ipitanga-BA, Colo Colo-BA, Confiança-SE, Grêmio Maringá-PR, Fortaleza-CE, Átlético-GO, Coronel Boloñes-Peru, Aliança de Lima.
Em 2002 comandou a equipe do Fluminenses de Feira de Santana na excelente campanha no campeonato do Nordeste, sendo eliminado apenas na última rodada da fase de classificação.
José Carlos Amaral é filho de Ivam Martins Amaral, que reside há 31 anos na cidade de Rio Novo-MG.
No nos últimos 12 anos, Amaral está incluído entre os seis melhores treinadores que já trabalharam no Tupi. Além dele, figuram na relação Wellington Fajardo, Jair Bala, Ademir Fonseca, José Angelo e Ricardo Strade. Não podemos considerar o período do Hilton Chaves, que tinha um time excepcional e mais recentemente, José Maria Pena, que não teve a tranquilidade necessária para trabalhar.
Ontem, 19 jogadores se reapresentaram em Santa Terezinha. O grupo era composto basicamente por juniores e jogadores do grupo campeão da Taça Minas Gerais. Os atletas apenas tiveram uma reunião rápida com os diretores. As novidades foram as apresentações dos zagueiros André Luis, que integrou o grupo do Tupynambás em 2007 e esteva no Uabirá, da Bolívia, e Rodrigão, vindo do Joinville, de Santa Catarina.
A partir de hoje, às 16h, o preparador físico Pepe de Castro inicia o trabalho de avaliação e recondicionamento dos atletas. Os exames médicos vão acontecer paralelamente à primeira fase da pré-temporada
|