José Carlos Amaral (foto), que estava na Bahia, chega na tarde desta segunda-feira (15) em Juiz de Fora. Às 19h ele concederá entrevista coletiva em Santa Terezinha. Em 2009, o treinador terá uma difícil missão pela frente.
José Carlos Amaral, que dirigiu o Galo no Campeonato Mineiro do módulo 2 em 1999, volta ao clube depois de dez anos. No primeiro semestre da próxima temporada, ele comandará o time em duas competições. A primeira delas é o Campeonato Mineiro.
Nos dois últimos anos o Galo chegou às semifinais, sendo eliminado em 2007 pelo Cruzeiro e este ano pelo Atlético. As boas campanhas e o recente título da Taça Minas Gerais credenciam o clube a ser uma das forças do próximo estadual. O outro desafio de José Carlos Amaral é a Copa do Brasil, competição que garante ao vencedor uma vaga na Taça Libertadores da América de 2010.
O Galo estréia no torneio dia 18 de fevereiro contra o Criciúma, de Santa Catarina, em Juiz de Fora. Se avançar no campeonato, o Tupi poderá enfrentar até a decisão equipes como Náutico, Internacional, Flamengo, Botafogo e Santos.
A última vez que o Carijó disputou a Copa do Brasil foi 2004. Na época, o Galo eliminou o Bangu e depois enfrentou o Flamengo na segunda fase. Em Juiz de Fora, os cariocas suaram para vencer por 3 a 2. No jogo da volta, em Édson Passos, o rubro-negro goleou por 4 a 0.