A primeira grande contratação de impacto será anunciada pela diretoria do Cruzeiro amanhã: o atacante Leandro Amaral, que defendeu o Vasco no último Campeonato Brasileiro. A informação acabou vazando ontem à noite, na sede do clube, na Pampulha, durante a posse do novo presidente do clube, Zezé Perrella, diminuindo um pouco o mistério sobre os reforços para a próxima temporada. Mais dois reforços também poderão ser divulgados amanhã.
Além do atacante vascaíno, os nomes de Soares e Iarley também são muito falados. O interesse do técnico Adílson Batista, todos sabem, era por Soares, que foi seu jogador em 2006, no Figueirense, e superou todas as expectativas, fazendo 13 gols. Uma das exigências do treinador para reformar o contrato foi justamente trabalhar com jogadores indicados por ele. Resta saber se Leandro Amaral também é do seu agrado.
Apesar de Zezé Perrella garantir que um zagueiro também está praticamente contratado, a pedido de Adílson Batista, devendo ser anunciado ainda esta semana, os dirigentes mantêm o nome em sigilo. O que se sabe é que se trata de um jogador com experiência na Copa Libertadores e que estão riscados da lista três nomes que foram muito falados nos últimos dias: Fábio Luciano, do Flamengo; Anderson, do São Paulo; e Luiz Alberto, do Fluminense. Sabe-se, porém, o pedido do técnico: tem de ser um jogador de velocidade.
Assim, sobe a cotação dos santistas Domingos e Adaílton. Permanecem na Toca o equatoriano Espinoza; Thiago Heleno, muito elogiado pelo técnico; Leo Fortunato, Wellington e ainda Thiago Gosling, que foi pouco aproveitado este ano. O jogador aparece sempre nas listas dos que vão sair, mas entende que tem condições de brigar por uma posição e não abre mão de continuar no clube. Afinal, foi feito um acordo no começo do ano, que ele espera ser cumprido. Ele tinha um processo trabalhista contra o Cruzeiro e aceitou retirá-lo para poder retornar. Na verdade, o clube não tem sequer um zagueiro velocista.
Adílson afirma que, no futebol, não se poder armar uma equipe sem jogadores que tenham poder de recuperação, porque normalmente todas as equipes jogam com velocistas. Nesse caso, alguns jogadores são sacrificados para cumprir múltiplas funções, com o objetivo de tirar os espaços, e o time acaba perdendo força ofensiva.
Como o técnico quer trabalhar com, no máximo, 30 profissionais, o Cruzeiro não está buscando jogadores apenas para compor o grupo, o que atrapalhou muito nas duas últimas temporadas. Na realidade, apenas dois chegaram depois da pré-temporada, indicados por empresários e foram bem: o atacante Marcelo Moreno e o volante Ramires. Vieram praticamente de graça e Moreno já foi vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por US$ 9 milhões.
A diretoria confirma o empréstimo de vários jogadores: o atacante Diego vai para o Botafogo; o zagueiro Eliézio se apresentou ontem ao Democrata, de Governador Valadares, no qual já estava o volante Sandro Manoel; o zagueiro Erick foi para o CRAC de Catalão (Goiás); o goleiro Elisson, o atacante Márcio Diogo e o lateral Márcio Guerreiro foram para o Rio Branco, de Andradas; o goleiro Bruno e o atacante Diego Silva já estão no Ipatinga. Até o Natal, será definido o destino de vários outros, com destaque para Leo Silva, Sandro, Apodi e Leandro Domingues.
Novo Fornecedor - O clube acertou novo contrato para fornecimento de material esportivo. A empresa inglesa Reebok substitui a alemã Puma, a partir de 1º de janeiro, pelos próximos três anos.
|