Trabalho no Cruzeiro se inicia com base mantida e caras novas
05/01/2009 - 09:37 hs
Mais de 30 jogadores vão se apresentar nesta segunda-feira pela manhã na Toca da Raposa II para a iniciar a pré-temporada do Cruzeiro. Os reforços para as disputas do Mineiro, da Copa Libertadores e do Brasileirão já confirmados são os atacantes Wellington Paulista, Soares e Alessandro. As aquisições do lateral-direito Jancarlos, do zagueiro Leonardo Silva e do atacante Jael devem ser oficializadas durante o dia. Outra boa notícia para o técnico Adílson Batista é a manutenção da base, pois ninguém foi vendido.
Dos 35 jogadores que encerraram a última temporada, a diretoria se desfez de dez, todos com o aval de Adílson. O zagueiro Thiago Martinelli foi o único até agora que gerou alguma receita. O Cerezo Osaka do Japão pagou US$ 100 mil pelo seu empréstimo de um ano.
Maurinho e Bruno foram liberados. Carlinhos e Jadílson foram devolvidos a Santos e São Paulo, detentores dos seus direitos. Além de Thiago Martinelli, Elisson, Fabinho, Wellington, Weldon e Reina foram emprestados.
Nas próximas horas, também devem ser negociados por empréstimo ou em definitivo o zagueiro Thiago Gosling e os atacantes Jajá, Reinaldo, Wanderley e Rômulo, todos fora dos planos da comissão técnica. Estes devem se apresentar na Toca II para tomarem conhecimento das propostas. Eles participarão dos treinos até acertarem com os novos clubes.
Adílson Batista também não pretende contar com nenhum dos jogadores que retornam de empréstimo. Muitos já foram recolocados, casos de Léo Silva, Teco, Apodí e Júlio César. O meia Marcinho, que estava no Kashima Antlers, o atacante Carlinhos Bala, devolvido pelo Sport, e o meia Sandro, cedido ao Ipatinga em 2008, estarão na Toca. Todos têm contrato.
<> Força
Apesar da desconfiança em relação aos reforços, o torcedor cruzeirense poderá comemorar, depois de muitos anos, a manutenção da base. Por conta da crise mundial e da paralisação do mercado internacional, nenhum jogador de peso foi negociado. Os valorizados Fábio, Thiago Heleno, Fabrício, Ramires, Wagner e Guilherme iniciam os trabalhos nesta segunda-feira. A diretoria garante que não há propostas oficiais por nenhum deles.
Há ainda uma grande expectativa pelo retorno do lateral-esquerdo Sorín aos gramados em 2009. Ele voltou ao Cruzeiro em setembro para se recuperar de uma tendinite crônica no joelho direito e foi poupado das partidas finais do Brasileirão. O ídolo argentino de 32 anos assinou um contrato de dois anos e é a esperança do clube principalmente para a disputa da Copa Libertadores.
O Cruzeiro ainda renovou os contratos do volante Henrique, do zagueiro Espinoza e do volante Fabrício. Este último, ídolo da torcida, foi o maior investimento do clube: 1 milhão de euros por 62,5% dos direitos.