Com promessas de títulos e com um discurso ufanista, em tom de desabafo, o vice-presidente de futebol do América, Alencar da Silveira, apresentou oficialmente, ontem, no CT Lanna Drumond, os sete reforços para a temporada 2009. “Vamos ser campeões mineiros e da Série C”, disse o dirigente, depois de entregar as camisas aos novos contratados: o zagueiro Wellington Paulo, de 36 anos, o lateral-direito Evanílson, de 33, o atacante Bruno Mineiro, de 25 – que retornam ao clube que os revelou –, os armadores Luís Carlos Capixaba, 35, e Chico Marcelo, 29, e os atacantes Taílson, 33, e Edgard, 28. “Se não começarmos o ano com esse pensamento, vamos continuar na mesmice do passado. Não vamos ser campeões por que eu estou falando. Mas porque está escrito no rosto dos jogadores que estão chegando e nos que permaneceram no clube. Posso falar que sou campeão. Ganhamos o Módulo II do ano passado, competição que é mais difícil que a Libertadores”, acredita Alencar.
O próprio dirigente ainda está se familiarizando com os novos reforços. Ele apresentou o sergipano Taílson – que teve boa passagem pelo Botafogo no início da carreira e disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Fortaleza, ano passado –, como se fosse o armador Capixaba, e foi prontamente corrigido pela assessora de imprensa. O vice-presidente encontrou eco nas palavras daquele que provavelmente será o capitão do time, o veterano Wellington Paulo. “Este ano vamos voltar a ser campeões”, disse o zagueiro, que participou das três últimas grandes conquistas do Coelho: a Série B, em 1997; a Copa Sul-Minas, em 2000; e o Campeonato Mineiro, em 2001. Entre idas e vindas, Wellington Paulo tem 20 anos de clube, desde que chegou ao juvenil, em 1989, 12 deles defendendo a camisa do Coelho. “Os atletas que estão chegando e os que ficaram no grupo foram vencedores nas suas equipes. Pode escrever aí que o América vai vencer o Estadual e a Série C”, discursou o jogador.
Evanílson, que foi revelado pelo Coelho na conquista do título da Copa São Paulo de Juniores, em 1996, e também participou da campanha de acesso à Primeira Divisão no ano seguinte, defendeu o Cruzeiro em 1999 – quando foi convocado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para a Seleção Brasileira, campeã da Copa América – e passou sete anos no futebol alemão. Há 10 meses sem jogar – desde março do ano passado, quando sofreu uma contusão e rescindiu o contrato com o Vitória-BA –, Evanílson garante que falta de ritmo não será problema. “Desta vez vou participar da pré-temporada. Quando defendi o Atlético (em 2005), estava parado há um ano e meio, treinei 10 dias com bola e me puseram para jogar. Não tive tempo para me preparar direito, a cobrança foi grande e ficou difícil mostrar meu futebol. Agora a história será outra”, garante o lateral.
Alencar diz que pelo menos mais dois jogadores serão contratados ainda esta semana, um deles um lateral-esquerdo. O atacante Euller, que sofreu uma cirurgia no joelho direito em agosto, já está treinando com bola e deve ser liberado pelo departamento médico para ser escalado pelo técnico Flávio Lopes no mês que vem. A diretoria acertou a pré-temporada do Coelho no Balneário Lago Hotel, em Capitólio, a 284 quilômetros de Belo Horizonte, a partir de segunda-feira até o dia 20. O América estréia no Campeonato Mineiro dia 25, contra o Atlético, no Mineirão
|