O Democrata (foto) venceu o Colatinense, por 2x1, na manhã de domingo (4), em Colatina, no terceiro amistoso de preparação para o Campeonato Mineiro de 2009. A partida aconteceu no estádio Justiniano de Mello e Silva e teve um público de 115 pagantes.
A Pantera começou melhor e logo aos 20 segundos Geison cruzou pela direita e Hugo cabeceou a bola no travessão de Chico. Em seguida, aos 5 minutos, foi a vez de Sandro Manoel entrar livre pela direita e arriscar cruzado para o gol, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio.
Aos poucos o Colatinense foi saindo mais para o ataque, equilibrando a partida. O primeiro chute a gol da equipe capixaba veio aos 17 minutos, quando o meio-campista Junior arriscou um chute rasteiro da entrada da área para defesa de Renato. Na seqüência, em rápida jogada do Democrata, Róbson encontrou Tiago Pereira livre na área, mas o atacante chutou prensado ao goleiro Chico, que fez grande defesa.
Com chances claras desperdiçadas pelo Democrata, o Colatinense aproveitou para ir a frente e abrir o placar. Aos 41 minutos Ricardo Paraíba fez um belo giro e ficou frente a frente com Renato, chutando rasteiro no canto esquerdo sem chances para o goleiro democratense, para a festa do torcedor local.
Porém, um minuto após o gol, Zé Maria cobrou escanteio pela esquerda e Pablo foi derrubado dentro da área, ocasionando pênalti para o Democrata. Hugo bateu com categoria e deslocou o goleiro para empatar.
Na volta para a segunda etapa, a única alteração do Democrata foi a saída de Renato para entrada de Alex. Mas, a primeira oportunidade foi do Colatinense, quando Richard bateu de fora da área e a bola resvalou na trave antes de sair. Na seqüência, aos 12 minutos, Allan ganhou da zaga na velocidade, entrou na área, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo e chutou na rede pelo lado de fora.
Aos 13, nova jogada da Pantera, desta vez pela esquerda. O lateral Fabiano entrou bem, com velocidade, e cruzou rasteiro para Tiago Pereira desviar e a bola passar rente a trave direita de Chico.
Com uma boa criação, o gol da vitória do Democrata saiu aos 24 da segunda etapa. Peterson cruzou na cabeça de Tiago, que ajeitou para Saulo bater forte da entrada da área e fazer um golaço no ângulo adversário.
Após o gol o Democrata passou a tocar a bola para ganhar tempo. A melhor oportunidade veio aos 35 minutos, quando André Araújo recebeu livre pela direita e chutou cruzado, causando perigo a meta adversária.
Este foi o terceiro amistoso da equipe na etapa de preparação para o Campeonato Mineiro de 2009. Em três partidas a equipe marcou 10 gols e sofreu apenas 2. O artilheiro é o armador Hugo, com três gols. O Colatinense foi o primeiro adversário profissional do Democrata na pré-temporada.
Antes a Pantera derrotou duas equipes amadoras da região. O Conenge, de Ipatinga, por 4x1, em Governador Valadares, e o Social de Itanhomi, por 4x0 em Itanhomi.