Faltou gol no clássico Atlético x América, jogo disputado neste último domingo (25), no Mineirão, pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro de 2009. Os mais de 35 mil torcedores que foram acompanhar o tradicional clássico viram uma partida movimentada, mas com poucas oportunidades de gol. As melhores só foram criadas na etapa final (foto).
Agora, o Galo vai se preparar para pegar o Tupi, sábado que vem, no estádio Mário Heleno, em Juiz de Fora. O Coelho volta a jogar na próxima quarta-feira contra o Uberlândia, no Independência, em Belo Horizonte.
O jogo
O bom público que compareceu ao Mineirão, se não viu um clássico que primou pela qualidade técnica, pelo menos assistiu a duas equipes determinadas a lutar em campo pela bola. Atlético e América mostram muita disposição e correria para manterem a posse de bola e, principalmente, para impedir os ataques adversários.
O Atlético buscou jogar pelas laterais. Achou alguns espaços, mas pouco ameaçou o gol de Flávio. Foram nove finalizações. Quase todas para fora. Aos cinco minutos, Márcio Araújo arriscou e a bola saiu rente à trave.
Outro chute com mais perigo só aos 25 minutos, desta vez com Thiago Feltri, também para fora. Aos 42, Lopes invadiu a área, mas foi prensado pela marcação no momento da conclusão. A dupla Éder Luís e Diego Tardelli, em dia de pouca inspiração, não teve liberdade para corresponder às expectativas.
Com menor volume de jogo, o América se armou para forçar o erro atleticano e contra-atacar. A pouca movimentação ofensiva facilitou para os defensores do Galo.
A melhor oportunidade do Coelho foi aos 20 minutos, quando Marcelo chutou forte e o goleiro Juninho não segurou. Na sobra, Wellington Paulo dividiu com o camisa 1 alvinegro, que evitou o gol.
SEgundo tempo
Aos seis minutos, o América chegou com perigo, num chute cruzado de Marcelo, que Juninho espalmou. Nos 20 minutos seguintes, apenas muita luta pela bola e mudanças nas equipes.
Somente aos 29 minutos o Atlético assustou o torcedor americano presente ao Mineirão. O volante Carlos Alberto chutou de fora da área e a bola desviou no zagueiro, saindo rente à trave. Aos 31, os atleticanos reclamaram pênalti em Thiago Feltri, mas o árbitro não marcou.
Dois minutos depois, uma boa chance desperdiçada pelo Galo. Raphael Aguiar cruzou para Éder Luís, que finalizou mal de frente para o gol.
Em seguida, os times perderam as oportunidades mais claras. Primeiro, o América. Aos 35 minutos, o goleiro Juninho chutou a bola nas costas de Bruno Mineiro, que pegou a sobra e mandou para o gol vazio. Leandro Almeida salvou em cima da linha. No minuto seguinte, a resposta alvinegra. No contra-ataque, Tchô rolou na entrada da área para Raphael Aguiar, que, livre, chutou para a grande defesa de Flávio. Já aos 41, Diego Tardelli cabeceou muito próximo ao travessão do América. Final: 0 a 0.
|