Depois de quase uma semana de negociações e especulações, a diretoria do Cruzeiro acertou nesta quarta-feira a venda do atacante Guilherme (foto) ao Real Zaragoza, time da segunda divisão do futebol espanhol. O jogador viajará à Espanha nesta quinta-feira, juntamente com o diretor de futebol Eduardo Maluf, para fazer os exames médicos. O Cruzeiro só divulgará o valor e concluirá a negociação após a aprovação.
A venda foi acertada em reunião entre o presidente do clube, Zezé Perrella, e representantes do time espanhol, pela manhã. À tarde, os espanhóis enviaram a proposta oficial, aceita no começo da noite. O clube celeste ficará com 42,5% do valor. Percentual igual receberá o laboratório EMS Sigma Pharma. O restante (15%) pertence ao jogador e seus representantes.
Segundo a assessoria de imprensa, o que pesou na escolha – a outra opção era o Dínamo, de Kiev –, foi a disposição do Zaragoza em pagar o valor total do atleta em euros. Os ucranianos não fizeram proposta de compra, a não ser a troca pelo ex-palmeirense Kléber, mais US$ 6 milhões (R$ 14 milhões).
Histórico da negociação As especulações sobre a venda do atacante Guilherme começaram com a volta antecipada do presidente Zezé Perrella do Uruguai, onde ele acompanhava o clube no Torneio de Verão. A negociação com o Dínamo, de Kiev, da Ucrânia, motivou o retorno. O assunto tornou-se público sexta-feira, quando o clube assumiu que Guilherme dificilmente ficaria no Cruzeiro.
As conversas entre Cruzeiro, Dínamo e representantes dos jogadores tiveram sequência no sábado e domingo.
O Real Zaragoza entrou em cena no fim-de-semana. O nome da equipe foi revelada pelo Superesportes e pela TV Alterosa na manhã desta quarta-feira.
O clube O Real Zaragoza disputa a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. Atualmente, ocupa o quinto lugar, com 33 pontos, quatro de desvantagem para o líder Xerez – a colocação não garante o acesso à elite do futebol local.
A equipe conta com dois atacantes brasileiros: Ricardo Oliveira, principal atleta do clube, e Ewerthon, revelado pelo Corinthians. Os dois já tiveram passagens pela Seleção. Outro destaque é o camaronês Songo’o.
Embora dispute a Segunda Divisão, o Zaragoza é um dos mais importantes clubes do país. Já passaram por lá jogadores de peso, como Sávio e Cafu, o argentino Pablo Aymar, o paraguaio Chilavert, e o holandês Rijkaard