Cruzeiro goleia o Social e lidera o Mineiro: 5 a 0
02/02/2009 - 09:00 hs
O reencontro do Cruzeiro (foto) com a sua torcida no Mineirão, na primeira partida da equipe em Belo Horizonte na temporada 2009, foi no melhor estilo: com uma goleada, que valeu aos estrelados a liderança do Campeonato Mineiro.
Com amplo domínio da partida durante os 90 minutos, o time de Adílson Batista soube envolver o Social e não deu qualquer chance de reação para os comandados de Wantuil Rodrigues.
Os gols de Ramires (2), Wellington Paulista (2) e Jonathan significaram para a Raposa a oitava vitória consecutiva no Mineirão e o décimo jogo de invencibilidade em compromissos válidos pelo Estadual.
De olho no Estadual De olho na liderança do Estadual, após estrear com vitória na competição, o Cruzeiro recebeu o Social no Mineirão, neste domingo, e logo partiu pra cima da equipe de Coronel Fabriciano-MG. Antes dos dois minutos, Fernandinho escapou bem pela esquerda e cruzou na medida para Thiago Ribeiro. O atacante desviou de cabeça e Nivaldo tirou no susto, com a ponta dos dedos, mandando a bola para escanteio.
O Social respondeu com muito perigo e desperdiçou um gol feito. Após um lance em que a defesa estrelada parou, pedindo uma falta, Isac recebeu livre de marcação e na cara de Fábio conseguiu o mais difícil: chutar pra fora, à direita do camisa 1 celeste.
A Raposa fazia sua estreia em Belo Horizonte na temporada 2009 e imprimira ritmo forte à partida, jogando sob o olhar de sua torcida pela primeira vez no ano. O Social, mais recuado, tentava surpreender nos contragolpes.
Aos 15 minutos, o Cruzeiro chegou mais uma vez. Jonathan cruzou da direita e Ramires subiu para escorar de cabeça, à esquerda do goleiro do Social. Cinco minutos depois, o lateral-direito resolveu concluir a gol e o placar do Mineirão foi modificado pela primeira vez. O camisa 2 recebeu um cruzamento de Fernandinho e emendou para as redes: 1 a 0.
Logo após a nova saída de bola, o time de Adílson Batista quase ampliou. Wellington Paulista disparou pelo meio e só foi parado com falta, quase na risca da grande área. No lance, Thiago Emílio foi expulso pelo árbitro Alício Pena Júnior.
Aos 39 minutos, o Cruzeiro conseguiu um placar mais justo como recompensa pelo que vinha produzindo dentro de campo e por seu volume de jogo. Wagner descobriu Ramires bem posicionado e rolou para o volante, que invadiu a área e chutou de perna direita. A bola passou por entre as pernas de Nivaldo e morreu nas redes: 2 a 0.
Acuada, a equipe de Wantuil Rodrigues pouco produzia. Aos 41 minutos, o Cruzeiro ainda reclamou um pênalti. Wagner recebeu dentro da área e foi derrubado, mas a falta não foi assinalada pelo árbitro.
Segundo Tempo As duas equipes voltaram para a etapa complementar com as mesmas formações e o Cruzeiro com o mesmo apetite. Antes da segunda volta do relógio, veio a primeira investida. Marquinhos Paraná arriscou um chute, que foi desviado por Nivaldo.
Aos quatro minutos, o Mineirão balançou de novo. Após um cruzamento de Fernandinho, Wellington Paulista aumentou para o Cruzeiro. O atacante se antecipou à zaga e ao goleiro e bateu de perna direita, para fazer 3 a 0.
A ampla vantagem não serviu de freio para o time. Aos 08, Jonathan bateu de fora da área e Nivaldo não segurou firme. Ramires, esperto no lance, pegou o rebote e ampliou a conta na Pampulha: 4 a 0 no Mineirão.
Com o marcador já construído, Adílson mexeu na equipe pela primeira vez: sacou Fernandinho e colocou Soares no gramado. Depois, tirou Wagner e escalou Gérson Magrão.
Após o quarto tento, já cansado, o Cruzeiro não agredia tanto e administrava o resultado. Aos 23 minutos, o time teve outra boa chance. Após uma cobrança de escanteio, Ramires quase deixou sua terceira marca nas redes. Com o triunfo garantido, Adílson promoveu sua terceira alteração: Alessandro ficou com a vaga de Thiago Ribeiro.
Mesmo num ritmo mais lento, a Raposa ainda marcou mais uma vez. Aos 34 minutos, Jonathan cruzou forte e Wellington Paulista marcou seu segundo gol na partida: 5 a 0.
Após a goleada de mão cheia, a Raposa terá uma semana para se preparar para a terceira rodada do Estadual, quando enfrentará o Villa Nova, em Nova Lima, no próximo domingo.