Nem começou a temporada e as equipes grandes já quererem mudar a regra sobre os treinos no meio da temporada. A FOTA, associação das equipes, já havia concordado com a proibição de treinos durante o ano. Seria uma maneira de cortar custos. Agora, a desculpa das grandes cai justamente no item mais discutido até o momento, o KERS, Sistema de Recuperação de Energia Cinética. O sistema é uma bandeira de Max Mosley. E é justamente nele que se apegaram as equipes, dizem não estar preparadas e querer mais treinos para desenvolver o inédito KERS.
O KERS vem sendo usado mais politicamente do que nas pistas. Fora a troca de farpas do Verme com Max sobre o uso do equipamento, agora foi da vez da FOTA usar o dispositivo como arma a favor de interesses próprios. Até os comissários de pista entraram na onda. Estão com receio de atender um carro após um acidente e sofrerem algum tipo de lesão. Isso por que ano passado um mecânico da BMW sofreu um choque ao encostar-se a um carro da equipe assim que parou no boxe. Os organizadores já prometeram luvas especiais para os comissários. Mas os mesmos alegam que seriam poucas unidades e não atenderia a todos os comissários.
O acordo inicial é de que os treinos seriam apenas os da pré-temporada. Na primeira sessão o tempo não ajudou, tanto para aqueles que escolheram Portugal, como para os italianos que ficaram na Itália e a BMW, que escolheu a Espanha. No pouco que andaram, algumas equipes perceberam que estão atrasadas no desenvolvimento do carro, e não é só do inédito sistema de recuperação de energia. A Renault, por exemplo, está bem atrás dos demais, e não existe melhor maneira de colher dados e desenvolver um novo carro que treinando. Por isso vem agora essa tentativa de mudança nas regras já aprovadas anteriormente.
E por falar em treinos, semana que vem reiniciam os treinos pré-temporada. Mc Laren, Renault, Williams e Cia Ltda., estarão na Espanha; já BMW, Ferrari e Toyota vão para o Bharen. Ferrari e Toyota estiveram por lá ano passado e repetirão a dose neste ano, uma coisa é certa, eles não terão problemas com a chuva.
Mesmo em tempos de crise e com patrocinadores debandando, equipe abandonando, a cabeça dos donos das grandes equipes parece ser a mesma. Sempre acham um jeitinho de superar o regulamento e os orçamentos programados, parece que sempre tem uma gordurinha para queimar. Seus orçamentos são sempre elevados e têm uma faixa de segurança acima dos demais.
Felicidades a todos!
Baleia.v@uol.com.br
foto/legenda: Momento em que o mecânico se feriu ao tocar o carro equipado com o KER