Líder provisório do Campeonato Mineiro – venceu o Rio Branco por 1 a 0, no sufoco, no Independência, em jogo isolado da terceira rodada, quarta-feira –, o América (foto) não teve folga, apesar de só voltar a jogar na quarta-feira que vem, contra o Tupi, às 19h30, no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. É que o excesso de erros cometidos contra o time de Andradas não poderão se repetir na próxima rodada, encarada como uma espécie de tira-teima da decisão da Taça Minas Gerais, ano passado.
A partida será a oportunidade de o América se vingar da perda do título da competição para a equipe juiz-forana. O Coelho foi derrotado na primeira decisão, por 3 a 1, no Estádio do Horto, e venceu a de volta, na casa do Galo Carijó, por 2 a 1. Mas o placar não foi suficiente para lhe garantir a taça. Para ser campeão, precisava de um triunfo por três ou mais gols de diferença.
O técnico Flávio Lopes sabe da importância de vencer esse jogo. “Sabíamos que seria muito difícil (contra o Rio Branco). Acho que fomos felizes nas substituições no segundo tempo e ganhamos mais velocidade no ataque. Conseguimos uma vitória da superação. Mas cometemos muitos erros que terão de ser corrigidos, o que faz parte de uma equipe que ainda está em pré-temporada”, pondera o treinador, obrigado a mudar a escalação do time pela primeira vez neste início de temporada.
O volante Moisés levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática. As opções para o meio-campo são Leandro Ferreira e Nando. O atacante Taílson também pode sair por opção do treinador. É que o jogador não vive uma boa fase e tem sido bastante criticado pelos torcedores. Com isso, Bruno Mineiro deve ser titular.
Representação A diretoria do América pretende protocolar uma representação na Federação Mineira de Futebol (FMF) para alterar o horário do jogo contra o Ituiutaba, em 8 de março, no Estádio Fazendinha, no Pontal do Triângulo. O jogo está marcado para as 11h e os dirigentes entendem que o calor poderá prejudicar a equipe, que retornará, na véspera, de uma viagem desgastante ao Pará, onde vai estrear, dia 4, contra o Águia de Marabá, na primeira fase da Copa do Brasil.