A diretoria do Uberlândia Esporte Clube (UEC) não perdeu tempo e após anunciar, ontem à tarde, a saída do técnico José Maria Pena já contratou Wellington Fajardo (foto). O novo treinador será apresentado na tarde de hoje. Ele terá a missão de tirar o Verdão da 11ª colocação do Campeonato Mineiro. Fajardo já dirigiu o Uberlândia em 2003 em três partidas, com duas vitórias e uma derrota. Segundo o novo técnico alviverde, ele se sentiu bastante motivado com o convite da diretoria, pois conhece a maioria dos atletas que estão hoje no clube e confia na recuperação do time na competição.
“Em 2004 eu vivi uma situação semelhante no Democrata de Governador Valadares. Sei que não será nada fácil, mas confio bastante no elenco do Uberlândia que tem jogadores de boa qualidade técnica e que podem tirar o clube dessa situação. Teremos pouco tempo antes da partida contra o Social, mas faremos o melhor dentro das possibilidades para estrear com uma boa vitória”, disse Fajardo que afirmou chegar nesta terça-feira, no início da tarde, apenas com o seu auxiliar técnico Shen, ex-volante do Uberlândia em 2007.
Wellington Fajardo, de 47 anos, é o atual campeão da Taça Minas Gerais, dirigindo, no ano passado, o Tupi de Juiz de Fora. Além de Tupi e Uberlândia, ele dirigiu o Democrata de Governador Valadares, Francana (SP), Sobradinho (DF) e Villa Nova (NG). Como jogador, foi goleiro no Cruzeiro, América Mineiro, América (SP), Villa Nova (GO) e São José (SP).
O meia Cairo que jogou apenas o primeiro tempo da partida contra o Uberaba entende que agora, mais do que nunca, é hora de os atletas se unirem para buscar a reabilitação dentro do Mineiro. Segundo ele, a oportunidade é amanhã, contra o Social.
“É claro que a saída de um treinador mexe com um elenco de jogadores, mas nós temos que continuar focados na necessidade de uma reação no campeonato, que deve ser imediata. Independentemente da chegada do novo treinador, quem mais pode livrar o Uberlândia dessa situação somos nós jogadores, dentro de campo”, disse Cairo.
Hoje, os atletas trabalham normalmente em dois períodos, a princípio, no estádio Juca Ribeiro, já comandados por Wellington Fajardo.
UEC vai a julgamento Hoje, às 19h, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, acontece a primeira pauta de julgamentos do Campeonato Mineiro. O Verdão está incurso no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) — deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos —, que prevê multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil e perda de mando de campo de uma a três partidas, devido a uma confusão envolvendo o mascote do Verdão (Periquito), no confronto entre Uberlândia e Cruzeiro, na estreia do campeonato.
Dois jogadores do Uberlândia também estão na pauta de julgamento, o atacante Renna e o lateral Ley. Os dois estão no artigo 254 — jogada violenta — que prevê suspensão de dois a seis jogos. O defensor do Uberlândia em Belo Horizonte, Ricardo Machado, garantiu que absolverá o clube no julgamento de hoje. Renna e Ley podem ser desclassificados do artigo 254 por serem primários no tribunal da Federação Mineira.