O alerta vermelho já está ligado no Villa Nova (foto). Depois de derrotas nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, com saldo negativo de oito gols, o Leão do Bonfim segue na zona de rebaixamento. Exemplos recentes não faltam ao clube de Nova Lima para iniciar imediatamente a recuperação, sob pena de disputar o Módulo II em 2010.
No Estadual de 2007, o América venceu apenas uma vez nas quatro rodadas iniciais, justamente na estreia, contra o Ituiutaba, por 1 a 0, no Independência. Depois, perdeu para Caldense e Guarani fora e Ipatinga em casa. Ao fim da primeira fase, o Coelho era o lanterna, com somente 5 pontos em 11 jogos. O time não voltou a vencer e conseguiu apenas mais dois empates.
No ano passado, o drama foi do Ipatinga. Nos quatro primeiros jogos, o Tigre ganhou somente um, 4 a 3 sobre o Democrata-SL, em casa, pela segunda rodada. No mais, foram três derrotas, para Rio Branco e Democrata-GV fora e Tupi em casa. Resultado: terminou a primeira fase na vice-lanterna, com 9 pontos, conquistados em três vitórias.
Solução Habitual
Mesmo com desempenho superior ao do Villa Nova até o momento, América e Ipatinga amargaram o rebaixamento. Como a esperada reação na rodada seguinte nunca veio, o time foi parar no Módulo II. A costumeira atitude adotada pelos clubes já foi seguida pelo Leão: a troca de treinador. Wagner de Oliveira entregou o cargo depois de duas derrotas, mas Brandãozinho ainda não conseguiu melhorar o rendimento do time.
Contra o Cruzeiro, domingo, em Nova Lima, o novo treinador preferiu ficar de fora, apenas assistindo à derrota por 3 a 2. Na rodada seguinte, o adversário seria o Ituiutaba, na Fazendinha. Mesmo à beira do campo, Brandãozinho não teve forças para evitar a goleada por 4 a 1, quarta-feira. O técnico terá nova chance domingo, diante do América, no Castor Cifuentes.
A sequência de jogos do Villa, no entanto, não será fácil. Depois, o time fará dois jogos fora, contra Tupi, em Juiz de Fora, e Uberaba. Somente em 8 de março, o Leão voltará a atuar em Nova Lima, contra o Guarani. Em seguida, receberá o Uberlândia e visitará o Atlético, no Mineirão. Na última rodada, o adversário será o Social, em casa, num jogo que pode definir um dos rebaixados ao Módulo II, competição vencida pelo time nova-limense em 1995, quando o então zagueiro Luizinho, hoje o presidente do clube, encerrou a carreira.
|