Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Democrata-GV completa 77 anos
14/02/2009 - 12:29 hs
 
Um dos clubes mais tradicionais de Minas, o Democrata (foto), completa, nesta sexta-feira, 77 anos, um dia antes do clássico contra o Social. Fundado em 13 de fevereiro de 1932 por Chain Salomão, antigo morador e comerciante de Figueira do Rio Doce (que veio a se chamar Governador Valadares em 1938), o Democrata nasceu de uma dissidência do Flamengo Football Club, o rubro-negro de Figueira.

O Flamengo era dirigido com mãos-de-ferro por Inhazinha Rocha, cartola disciplinadora e autoritária, que não admitia o envolvimento dos atletas em festas fora das quatro linhas. Porém, no dia 10 de Fevereiro de 1932, um sábado de carnaval, a equipe foi jogar contra o Tumiritinga. Antes da partida, embalados pelas festividades locais, os atletas do então Flamengo participaram da “folia” junto aos moradores.

Dentro de campo a equipe perdeu em uma goleada histórica. No retorno, Inhazinha, já informada sobre o fato, aplicou um corretivo nos jogadores. Aconteceu, então, um racha no Flamengo, surgindo assim o Esporte Clube Democrata. A origem do nome Democrata é explicada como uma tentativa dos descontentes com a linha dura de Inhazinha em ter democracia, ampla, geral e irrestrita.

Principais títulos

1981 – Campeão da Taça Minas Gerais
1991 – Vice-Campeão Mineiro
2003 – Campeão Mineiro de Juniores
2005 – Campeão Mineiro do Módulo II
1991,92,93,94 e 2007 – Pentacampeão Mineiro do Interior

Participações em Competições Nacionais

Copa do Brasil: 1992, 1995 e 2008
Campeonato Brasileiro da Série B: 1994 e 1995
Campeonato Brasileiro da Série C: 2007

Primeira equipe: Jota, Mario Brito, Juci, Elci e Itamar; Alemão, Pinduca, Dé e Marreco; Vignatti e Crispim. Técnico: Henrique Frade.

Mascote - PANTERA

A escolha de uma pantera para ser o símbolo do Esporte Clube Democrata aconteceu em 1969, quando foi lançada a pedra fundamental da sede olímpica do ECD, que seria construída na área do Estádio Mammoud Abbas que fica de frente para a Rua Afonso Pena. À época, a diretoria do Democrata lançou uma campanha publicitária com o slogan “Democrata é preto no branco”. Para ilustrar a campanha, pensou-se na necessidade de um mascote, que poderia ser adotado definitivamente como mascote oficial do clube.

A sede olímpica jamais foi construída, mas o mascote nasceu identifica o Democrata no cenário esportivo brasileiro. O mascote do ECD é uma pantera. O jornalista Marcondes Tedesco (já falecido) foi o criador da pantera. Em entrevista ao jornalista Tim Filho, em 1995, Tedesco contou que durante o processo de criação, vários animais foram lembrados para simbolizar a raça democratense, mas a pantera foi escolhida por ser um felino e de cor negra, cor predominante no uniforme do Democrata. “Os felinos são vencedores, não se acovardam e reinam soberanos na selva”, disse o jornalista. O primeiro desenho da pantera foi feito pelo artista plástico Epaminondas Bassi, em 1969.


foto: Arquivo (reforços do Democrata, dessa temporada)

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.