Ituiutaba, equipe de vários marcadores no Estadual
19/02/2009 - 09:25 hs
O Campeonato Mineiro 2009 começou dia 25 de janeiro. De lá para cá foram 30 partidas e 88 gols até agora. Uma média de 2,9 gols por partida. Quem desponta no campeonato são artilheiros, como Diego Tardelli, do atlético, que está na liderança da artilharia do campeonato.
Mas quando o assunto é bola na rede, ninguém supera Diego Tardelli. São sete gols em cinco jogos pelo Atlético. Marca idêntica ao do goleador da competição em 2008, o atacante JaJá, que jogava pelo Guarani de Divinópolis.
Mas no Pontal do Triângulo está acontecendo um fenômeno interessante. Uma democracia na hora de marcar e que deixa quase todos os jogadores com pelo menos um golzinho no currículo.
O fato curioso dessa história é que, ao contrário do Atlético, onde apenas um jogador marcou 70% dos gols da equipe no campeonato, no Ituiutaba (foto), dos 12 gols da equipe, 67% foram marcados por sete jogadores.
Três deles marcaram na última rodada, contra o Tupi. O zagueiro Bruno, o meio-campo Kiko e o atacante Lúcio Flávio. “O importante é ajudar a equipe”, fala o atacante Lúcio Flávio. “Aqui sim é uma verdadeira democracia. Todos podem marcar”, conclui o zagueiro Bruno.
Na opinião do técnico Amauri Knevitz, a alternância de jogadores na hora de fazer os gols é positiva para o time. “Isso mostra que a equipe não depende de um só jogador. Quem estiver na frente faz”, ressalta o Knevitz.
Mas se atacante vive de balançar as redes, Rodrigo Hote, artilheiro do Ituiutaba com quatro gols, talvez não goste de dividir a tarefa de casa com outros jogadores. Hote diz que não e que gosta de contar com a ajuda de todos. “Lógico que sempre penso na artilharia, mas a equipe está em primeiro lugar”, afima o artilheiro.