A sorte acompanhou o Uberlândia Esporte Clube na noite desta quarta-feira (11), na cidade de Nova Lima. Após abrir o placar no primeiro tempo e sofrer a virada na segunda etapa, tudo indicava que o Verdão seria derrotado pelo Villa Nova. No entanto, nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo, o UEC conseguiu o empate e levou um pontinho precioso na bagagem.
Pela nona rodada do Campeonato Mineiro 2009, a antepenúltima da primeira fase, Villa Nova e Uberlândia empataram por 2 a 2, em jogo realizado no Estádio Municipal Castor Cifuentes, o Alçapão do Bonfim, estádio do Leão, como é conhecido o time local.
Mais uma vez, Renna foi o destaque do Verdão. O atacante marcou os dois gols da equipe e chegou a cinco na competição. Pelo Villa Nova, marcaram Marcelino (contra) e o atacante Marcinho.
Com este resultado, o UEC alcançou até o momento a sétima posição, com 11 pontos ganhos, superando o Tupi. O Villa Nova manteve o 10º lugar, agora de forma isolada, com seis pontos conquistados. O complemento da rodada acontece neste fim de semana.
1º TEMPO Aos seis minutos, Marcinho recebeu passe pelo lado esquerdo. O atacante do Villa Nova invadiu a área e bateu para fora, quando estava pressionado pela defesa do Verdão.
Aos 10, triangulação do ataque do Villa. Wander dominou a bola na entrada da área e chutou cruzado. A bola passou na frente do gol e Vertinho, na segunda trave, fez o corte e afastou o perigo.
Com 13 minutos, contra-ataque do Leão do Bonfim. Maia recebeu lançamento com liberdade pelo lado esquerdo, cortou o zagueiro Rancharia e concluiu fraco, no centro do gol. Vilar, goleiro que fez a sua estreia no Uberlândia, defendeu com tranqüilidade.
Aos 17, escanteio para o alvirrubro do lado direito. Luiz Cláudio, lateral-esquerdo, cobrou e Luis Ricardo cabeceou. Vilar defendeu no reflexo e mandou para escanteio. Grande defesa do camisa 1 do UEC.
Com 19 minutos, o Verdão finalmente apareceu no campo ofensivo e gerou um lance duvidoso. Dalmo tentou a finalização e a bola saiu torta de seu pé. Renna acreditou na jogada e tentou o domínio para o chute. Na disputa da bola, ele foi desarmado por Rodrigão, mas a bola pegou no braço do defensor. O árbitro deixou o lance seguir.
Aos 29, na bola parada, o Villa Nova assustou. Na falta cobrada pela esquerda, Rodrigão cabeceou na primeira trave e Vilar segurou a bola. Na seqüência, o Verdão inaugurou o marcador.
Em jogada individual de Caio pela ponta-esquerda, o meia foi até a linha de fundo e fez o cruzamento. A bola fez uma curva e foi parar na segunda trave. Lá estava Renna, que cabeceou a bola para o chão e marcou o primeiro gol da partida. UEC saiu na frente. 1 a 0.
Com 39 minutos, Marinho tabelou com Renna e chutou para a defesa de Nicolas. Em seguida, Wander passou por Rancharia e finalizou da entrada da área. Carlão desviou a bola, que foi para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o zagueiro Bruno Lourenço, livre na segunda trave, errou a cabeçada na frente de Vilar. A bola subiu e foi para a fora. O Leão do Bonfim desperdiçou a chance de empatar.
O mandante pressionou até o fim da primeira etapa. Aos 45, chegou com perigo duas vezes. Primeiro, com o atacante Marcinho, que recebeu cruzamento do lateral-direito Alex, girou dentro da área e chutou com força. Vilar, atento, conseguiu pular e espalmar a bola. Depois, foi a vez de Maia tentar empatar em cabeçada. O meia falhou na conclusão e a bola ficou fácil para a defesa do goleiro do Verdão.
2º TEMPO Aos seis minutos, o lateral-esquerdo Marinho trocou passes com Caio e efetuou o cruzamento, buscando Dalmo. O centroavante do UEC cabeceou pressionado pelo defensor do Leão do Bonfim e a bola se perdeu pela linha de fundo.
Aos nove, Ewerton lançou Maia na esquerda da grande área. O meia do Villa Nova concluiu cruzado. Vilar espalmou e, no rebote, Marcinho furou e a zaga do Verdão afastou.
Com 11 minutos, o Verdão chegou em contra-ataque. Renna encontrou Ley, que atravessou o ataque, fazendo a passagem pela direita. A bola foi lançada nas costas da defesa. O lateral invadiu a área e finalizou. Nicolas, com a ponta dos dedos, evitou o gol, que deixaria o Uberlândia com maior folga no placar.
Tudo isso mudou aos 14 minutos, quando aconteceu o gol de empate do Villa Nova. Pela ponta-direita, em falta cobrada, Luiz Cláudio fez lançamento venenoso. Vertinho e Marcelino se chocaram e Marcelino cabeceou contra o próprio patrimônio. Gol contra do volante alviverde. Tudo igual. 1 a 1.
Aos 20, o Leão virou. Pelo lado esquerdo, Leandro Ceará tocou a bola para Luiz Cláudio, que chegou à linha de fundo. O lateral rolou a bola para a pequena área, onde estava o atacante Marcinho, que só teve o trabalho de empurrá-la para as redes. 2 a 1 para o Villa Nova.
A partir daí, o mandante dominou o jogo e quase ampliou, aos 24. Marcinho recebeu livre dentro da área depois de Wander tocar a bola de cabeça. O atacante ficou cara a cara com Vilar. Na finalização, o goleiro do Uberlândia salvou o time. A bola saiu em escanteio.
O Verdão parecia perdido em campo e o técnico Welington Fajardo fez mudanças táticas para tornar o UEC mais ofensivo. Entraram Leandrinho e André Nascimento para a saída de Vertinho e Caio. Aos 46, o treinador foi recompensado e a estrela de Renna brilhou.
Nos acréscimos, diferente do que ocorreu em Uberaba, a sensação, desta vez, foi completamente oposta. O empate do Uberlândia Esporte Clube veio em lance originado por André Nascimento. O atacante fez o pivô e deu o passe na direita para Dalmo. Dalmo cortou o defensor Bruno Lourenço, foi até a linha de fundo e cruzou a bola na área. O cruzamento passou por André Nascimento, mas não por Renna, que subiu junto com Alex, levou a melhor sobre o lateral adversário e, de cabeça, superou o goleiro Nicolas e fez o segundo gol dele na partida.
O Periquito empatou no apagar das luzes e deixou Nova Lima com um ponto conquistado, o espírito aliviado e a alma lavada.
FINAL: VILLA NOVA 2X2 UBERLÂNDIA
FICHA TÉCNICA: VILLA NOVA 2X2 UBERLÂNDIA
NONA RODADA DO CAMPEONATO MINEIRO 2009
Villa Nova: Nícolas; Alex, Rodrigão, Bruno Lourenço e Luiz Cláudio; Luis Ricardo, Leandro Ceará, Ewerton e Maia (Marlon); Wander (Magal) e Marcinho.
Técnico: Brandãozinho.
Uberlândia: Vilar; Ley, Carlão, Rancharia e Marinho; Vertinho (Leandrinho), Indinho, Mateus (Marcelino) e Caio (André Nascimento); Renna e Dalmo.
Técnico: Welington Fajardo.
Árbitro: André Luiz Martins Dias Lopes.
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva.
Cartões Amarelos: Maia e Wander (Villa Nova). Mateus, Ley e Carlão (Uberlândia).
Cartão Vermelho: nenhum.
Gols: Renna, aos 29 minutos do primeiro tempo. Marcelino (contra), aos 14 minutos; Marcinho, aos 20 minutos e Renna, aos 46 minutos do segundo tempo.
Confira os jogos da 9ª rodada do Mineiro:
Qua, 11/03/2009 21h50m - Villa Nova-MG 2 x 2 Uberlândia
Sex, 13/03/2009 19h - Tupi-MG x Rio Branco-MG
Sáb, 14/03/2009
11h - Uberaba x Democrata GV
16h - Guarani-MG x Atlético-MG
Dom, 15/03/2009 11h - Ituiutaba-MG x Social
16h - América-MG x Cruzeiro