A atenção no América muda de direção. O Campeonato Mineiro fica momentaneamente de lado, pois a preocupação, agora, é com a Copa do Brasil e o Águia de Marabá, do Pará, adversário de quinta-feira, às 20h30, no Mineirão. No jogo de ida, no Pará, o time americano perdeu por 2 a 1 e, para ficar com a vaga, precisa vencer por 1 a 0 ou por pelo menos dois gols de vantagem. Se ganhar por 2 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis. O classificado enfrenta na segunda fase o Fluminense, que eliminou o Nacional da Paraíba.
O clima no Coelho é dos melhores, como há muito não se via. Apesar do empate, sem gols com o Cruzeiro, domingo, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, o técnico Flávio Lopes e os jogadores têm muito a festejar, principalmente a boa atuação. Além do mais, o Coelho passou, sem derrotas, pelos dois clássicos – empatou também por 0 a 0 com o Atlético, na primeira rodada. Para muitos, a prova de que os bons tempos estão voltando.
A utilização de atletas formados na base do clube começa a chamar a atenção. No clássico de domingo, o técnico Flávio Lopes improvisou na lateral direita, na vaga de Evanílson, o zagueiro Otávio, de 18 anos, que ainda está no seu primeiro ano na categoria júnior. “Ele é um jogador de qualidade, de personalidade forte e muito aplicado nos treinos”, diz o técnico, satisfeito com a atuação do novato.
Otávio não é o único da base no grupo de profissionais. Além dele, Flávio já integrou o lateral-esquerdo Rafael, o volante Nando e o armador Moisés, todos de 20 anos. “Isso não é novidade. O América sempre primou por revelar grandes jogadores. Todos esses meninos foram campeões mineiros de juniores no ano passado. Não há nada que impeça suas escalações. Andei observando a equipe júnior e vi neles capacidade para estar no profissional. Não pensei duas vezes para promovê-los”, diz o treinador.
O fato de Otávio ter estreado num clássico não é nenhum absurdo, segundo ele. “Acompanho o jogador todos os dias. Ele mostrou capacidade nos treinos. No América, a partir de agora, será assim. Não importa a idade, a categoria. Se o jogador tiver capacidade, não há por que temer escalá-lo.”
Sem Surpresa
Ontem, os jogadores tiveram folga pela manhã, mas trabalharam à tarde. Flávio Lopes começou a preparar a equipe para o jogo de quinta-feira. “Uma vitória por 1 a 0 nos garante, mas temos de jogar bem e evitar surpresas”, destaca o treinador.
O lateral-direito Bruno e o zagueiro Fabrício Soares, ambos expulsos na partida contra o Guarani, pela sétima rodada do Estadual, serão julgados hoje pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Os dois estão incursos no artigo 250 do CBJD: praticar ato desleal ou inconveniente. A pena prevista é de suspensão de uma a três partidas.
foto: Arquivo (América x UEC)
|