Silenciosamente, o Atlético (foto) está na caça ao Cruzeiro. O objetivo é ultrapassar o arquirrival na ponta da primeira fase do Campeonato Mineiro, para garantir vantagem nos confrontos eliminatórios até a decisão do torneio, caso o time avance. A diferença, que já foi elástica, caiu para um ponto. A Raposa lidera com 21. O Galo vem logo em seguida, com 20. O problema é que restam apenas duas rodadas para o término da fase classificatória. Diante disso, a ordem no Atlético é fazer o dever de casa, e avançar pelas ‘beiradas’.
“Estamos correndo atrás de todos os três pontos, como corremos atrás dos três pontos do clássico que, infelizmente, não deixaram a gente ter, senão estaríamos quatro na frente. Mas isso é passado. Agora, temos que buscar correndo por fora, quietos, tranquilos. Estamos nos aproximando”, disse o técnico Leão. O Cruzeiro venceu o clássico por 2 a 1. Os atleticanos ficaram revoltados com os erros da arbitragem.
Ao final da quinta rodada do Estadual, após o choque entre os rivais, a diferença de pontos entre o Atlético, então sexto colocado, para o Cruzeiro, líder, era de sete pontos, a maior registrada nesta fase. O revés na partida e a polêmica sobre a arbitragem não atingiram o time alvinegro.
Dali em diante, o Galo engatou uma sequência de vitórias: 2 a 0 no Rio Branco, 4 a 0 no Uberlândia, 3 a 1 no Democrata-GV e 1 a 0 no Guarani. Os 12 pontos ganhos somados aos tropeços do Cruzeiro (três empates: Uberaba, Tupi e América) diminuíram a diferença entre os rivais para um ponto.
Na próxima rodada, domingo que vem, o Atlético joga no Mineirão. Encara o Villa Nova, ameaçado de rebaixamento ao Módulo II. O Leão do Bonfim soma seis pontos, a um da zona de descenso. Já o Cruzeiro vai a Andradas enfrentar o Rio Branco, quatro colocado, com 15 pontos ganhos.
Na rodada final da primeira fase, será a vez do Galo viajar. Vai ao Pontal do Triângulo Mineiro medir forças com o Ituiutaba, time do interior com a melhor campanha até agora. Tem 19 pontos, na terceira posição. O Cruzeiro recebe o Democrata-GV, equipe que luta pela classificação à próxima fase.