Em apenas quatro minutos, os últimos do jogo, o Atlético (foto) trocou a frustração da queda na tabela pela comemoração de terminar a fase de classificação do Campeonato Mineiro na liderança. Com gols de Júnior e Kléber aos 46 e aos 49 minutos do segundo tempo, o Galo, que completou nesta quarta-feira 101 anos, venceu o Ituiutaba, de virada, por 2 a 1, na Fazendinha. Com o resultado, terminou a fase em primeiro lugar, com 26 pontos, assegurando a vantagem até a decisão do torneio, caso avance. Nas quartas-de-final, encara o Uberaba.
O jgo O campo ruim e o adversário aguerrido foram obstáculos complicados para o Atlético. No começo, o time esteve perdido na defesa e desorganizado no ataque. Com a posse de bola, o Galo só errou passes e finalizou sem perigo.
Para aumentar a estatura da zaga, o técnico Emerson Leão optou por manter o zagueiro Werley ma lateral direita, mesmo com Marcos Rocha à disposição. Nervoso no início, o jogador quase foi expulso aos sete minutos, quando deu um carrinho violento em Radar, mas foi apenas advertido.
E foi pelo alto que o Ituiutaba chegou ao gol. Aos nove minutos, depois do cruzamento, Rodrigo Hote escorou a bola e Paulinho Pedalada, livre, pegou de primeira: 1 a 0. Os donos da casa seguiram em cima. Geovane e Paulinho Pedalada tiveram chances, mas não aproveitaram.
A partir da metade da etapa, o Atlético equilibrou o jogo. Quando conseguiu trocar passes no irregular gramado da Fazendinha, levou perigo. Aos 18 minutos, o time fez boa jogada trabalhada na entrada da área, mas a conclusão de Renan Oliveira foi por cima.
Acertar o gol foi outro problema para o Galo. Aos 27 e 31 minutos, Renan Oliveira arriscou o chute e não foi feliz. Assim como Éder Luís aos 35, que também chutou para fora.
Segundo Tempo O Atlético voltou com Kléber no lugar de Trípodi, escolhido por Leão para começar a partida no lugar do artilheiro Diego Tardelli, mas que pouco produziu. Outra alteração foi a entrada de Lopes na vaga de Márcio Araújo.
Aos 17 minutos, ótima oportunidade criada pelo Galo. Renan Oliveira deixou Éder Luís na cara do gol, mas o atacante bateu para fora, num lance em que o bandeirinha apontou, equivocadamente, impedimento.
A pontaria alvinegra melhorou, mas aí apareceu o goleiro Jonathan. Aos 18, Lopes cobrou falta com violência e ele ‘bateu-roupa’. Dois minutos depois, o lateral Júnior invadiu a área e o camisa 1 do Boa evitou o empate com excelente defesa. Aos 24, Carlos Alberto chutou e Jonathan defendeu. Aos 34, foi a vez de Éder Luís bater e o goleiro segurar. Já aos 39, Marcos cabeceou para nova defesa.
A virada só começou aos 46 minutos, quando Júnior recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou no zagueiro e enganou o goleiro Jonathan: 1 a 1. Três minutos depois, Kléber marcou o gol da liderança: 2 a 1, placar final