O Atlético chegou à reta final do Campeonato Mineiro mostrando preparo físico apurado, fator decisivo para a sequência que o levou a terminar a primeira fase na liderança. Prova disso é que, em quatro dos últimos cinco jogos, fez os gols que lhe deram a vitória no segundo tempo, quando os adversários já estavam mais cansados.
Isso ocorreu, por exemplo, em 8 de março, nos 3 a 1 sobre o Democrata, em Governador Valadares, de virada. O empate veio ainda no primeiro tempo, com Éder Luís, mas só aos 38min do segundo houve a virada, com Diego Tardelli, que também faria o terceiro, 10 minutos mais tarde.
Em 22 de março, no Mineirão, o alvinegro saiu na frente do Villa Nova, na etapa inicial, sofreu o empate aos 30min da segunda, mas encontrou força para garantir os três pontos aos 39min, com Chiquinho, chegando à liderança, beneficiado pelo terceiro empate consecutivo do Cruzeiro (1 a 1 com o Rio Branco, em Andradas).
Já o triunfo pela última rodada da primeira fase, diante do Ituiutaba, foi ainda mais emblemático. O Atlético sofreu o gol logo no início da partida e foi pressionado. Mas o time, bem condicionado pelo preparador físico Fernando Leão, equilibrou as ações e conquistou a virada nos acréscimos, com Júnior, aos 46min, e Kléber, aos 49min.
Contra o Uberaba, no primeiro jogo das quartas, sábado, as equipes sofreram muito com o gramado pesado, devido às chuvas no Triângulo Mineiro. Mas o Galo saiu na frente, com Éder Luís, novamente no segundo tempo, e teve fôlego para segurar a vantagem.
Apesar da boa forma física, o técnico Emerson Leão comemora que o time só volte a jogar na quarta-feira da próxima semana, diante do Uberaba, no encerramento das quartas, no Mineirão, ocupado no fim de semana pelo Axé Brasil. “Foi um jogo de muito sacrifício (no Uberabão), que requer tempo para recuperação. Felizmente, as circunstâncias nos permitirão esse descanso, embora preferíssemos jogar domingo.”
É bom mesmo que os jogadores se poupem agora, pois, a partir da próxima semana, poderão encarar verdadeira maratona. Se passarem pelo Uberaba, logo a seguir já vão encarar as semifinais do Mineiro, intercaladas pela segunda fase da Copa do Brasil. A equipe visitará o Guaratinguetá-SP dia 15 e, se não vencer por mais de um gol de diferença, terá de fazer a partida da volta, em 23 de abril.
Venda antecipada
Os ingressos para o jogo contra o Uberaba já estão à venda, das 11h às 17h, na sede de Lourdes, Labareda, Class Club Buritis e Sion e Loja do Galo Betim. O bilhete de cadeira superior custa R$ 10 e o de cadeira especial, R$ 30. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam a metade.
|