CBF anuncia rompimento com a FBA e irá organizar a Série B do Brasileirão
01/04/2009 - 08:07 hs
Em uma reunião realizada na noite de segunda-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, o representante da TV Globo, Marcelo Campos Pinto, e os 20 clubes que compõem a Série B do Campeonato Brasileiro, ficou determinado que a organização da competição em 2009 sairá das mãos da Futebol Brasil Associados (FBA).
A reunião decidiu que a Série B deste ano será 100% administrada pela CBF e que os direitos de transmissão, antes divididos entre canais fechados e a Rede TV!, serão de propriedade de Rede Globo, também detentora da elite nacional.
Responsável por gerir a competição desde 2002 e com contrato em vigor para seguir organizando a Série B nacional até 2010, a FBA não foi notificada oficialmente da decisão de quebrar o contrato por parte da CBF.
Em seu site, a entidade segue anunciando ser a gestora comercial do Campeonato Brasileiro da Série B e mostra a tabela pronta para o campeonato que começará em maio. O presidente da FBA, José Neves Filho, ficou indignado com a atitude da CBF e prometeu tomar providências assim que for avisado oficialmente da decisão.
Segundo Neves, novos contratos de patrocínio para a competição de 2009 já foram fechados e a FBA irá lutar para que seus direitos sejam respeitados. O dirigente classificou como 'ditatorial' a decisão da CBF em tirar a organização do torneio de suas mãos sem prévio acordo e apostou que uma briga judicial irá movimentar os bastidores do futebol nos próximos meses