FMF volta atrás e marca partida do Cruzeiro para domingo
01/04/2009 - 09:15 hs
Depois de ter confirmado, nesta segunda-feira, a partida do Cruzeiro contra o Tupi, pelas quartas-de-final do Campeonato Mineiro, para o sábado, dia 4, a Federação Mineira de Futebol voltou atrás em sua decisão e marcou o jogo para domingo, dia 5 (foto).
O Cruzeiro chegou a fazer um pedido para a FMF para jogar no sábado, para que tivesse um tempo maior de descanso para a partida de quarta-feira, dia 08, pela Copa Libertadores, contra o Estudiantes, na Argentina. A Federação acatou o pedido, mas voltou atrás nesta terça-feira e anunciou a mudança.
A determinação da mudança partiu da emissora de TV detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro, por meio do diretor de comunicação Guilherme Mendes, culpou a Federação pelo episódio. “O Cruzeiro foi surpreendido com a segunda mudança na data da partida. (...) O que a gente sempre esperou é que a Federação defendesse os interesses dos clubes filiados. Nós temos um compromisso muito importante na quarta-feira da semana que vem e não é nenhum luxo, nenhum capricho do Cruzeiro, pedir para jogar no sábado, é uma necessidade em cima de um planejamento que foi feito”, argumentou em entrevista à Rádio Itatiaia.
Mendes tem consciência de que a mudança partiu da emissora detentora dos direitos de transmissão do Mineiro. Entretanto, ele considerou que a FMF foi omissa ao não ter resolvido a questão antes. “Nós não estamos colocando em questionamento a televisão. Queríamos apenas que, assim que foram definidas as quartas-de-final, a Federação sentasse com a TV e dissesse: nós temos aqui uma partida do Cruzeiro, que é uma partida delicada (na Argentina), o Cruzeiro tem um pedido para jogar no sábado, e nós não queremos que a segunda partida aconteça no domingo”.
”Isso comprometeu um planejamento de duas partidas. Foi feita reserva de hotel, reserva de ônibus. Amanhã (quarta-feira) vamos ter que refazer isso tudo, assim como vamos ter que refazer o planejamento para o jogo na Argentina. A Federação, que deveria lutar pelos interesses dos clubes filiados, vira as costas para o Cruzeiro num momento como esse. Nós temos uma partida decisiva na Argentina, que vale a classificação do Cruzeiro para a sequencia da Libertadores, e a Federação precisou de seis dias para definir que dia o Cruzeiro jogará com o Tupi”, concluiu.
O presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, declarou à mesma emissora que a entidade apenas cumpriu o contrato e atendeu ao pedido da TV. “A FMF, juntamente com Tupi e Cruzeiro, acordou para que o jogo fosse realizado no sábado. E foi marcado. Mas infelizmente hoje a TV que detém os direitos de transmissão determinou que o jogo fosse realizado no domingo. Como existe multa, passamos o jogo para o domingo”.
As demais partidas continuam com a data e o horário já anunciados. O Atlético enfrenta o Uberaba, no Mineirão, na quarta-feira, dia 08, às 19h30. O América vai a Poços de Caldas encarar o Rio Branco no sábado, dia 04, às 16h10. Já Democrata e Ituiutaba jogam no Mineirão, no dia 9, às 18h.