América acredita na classificação para semifinal do Mineiro
02/04/2009 - 09:40 hs
O América (foto) não precisa fazer muito para classificar-se às semifinais do Mineiro. Uma vitória magra, por um gol apenas, basta para o Coelho garantir a vaga, caso consiga conter os avanços do Rio Branco, que joga por qualquer empate, sábado, às 16h10, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. Tarefa não muito difícil para uma das melhores defesas do campeonato. Mas não tão simples para o ataque americano, pois os quatro triunfos do Coelho, todos na fase classificatória, foram por um magro gol de vantagem: 1 a 0 sobre Uberlândia e Rio Branco e 2 a 1 sobre Guarani e Uberaba.
Até quando empatou, o América não conseguiu balançar as redes adversárias mais de uma vez – ficou no 1 a 1 com Tupi e Villa Nova, e no 0 a 0 com Atlético, Cruzeiro e Social. Em uma das duas derrotas na competição, também fez um gol (2 a 1 para o Ituiutaba). Na outra, passou em branco (2 a 0 para o Democrata-GV).
O técnico Enderson Moreira não se dá por satisfeito com a média, sobretudo dos jogadores ofensivos, e afia a pontaria do time nos treinos. “Nossa equipe tem condições de jogar bem e vencer. Há potencial e qualidade para isso”, assegura o treinador, que terá mais uma opção no ataque, com a liberação de Bruno Mineiro pelos médicos. O jogador recuperou-se de estiramento na coxa direita. Enderson não confirma se ele começará a partida. Já o lateral-direito Bruno Barros e o armador Tucho ainda dependem de uma reavaliação física para saber se poderão enfrentar o Azulão.
O Rio Branco tem um estímulo a mais para enfrentar o América e garantir a classificação. O clube celebrou, ontem, convênio de cooperação técnica e financeira com o município de Andradas, no valor de R$ 30 mil, e já recebeu a quantia. Parte dela será utilizada no pagamento de despesas com o departamento de futebol profissional. Para o jogo de volta das quartas, o técnico Paulo Cézar Catanoce poderá contar com os volantes Cláudio Britto e Rodrigo Costa, recuperados de lesão. O também volante Fábio Costa retorna de suspensão. Já os laterais Chimba e Rômulo cumprirão suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O outro volante, Vieira, está fora por ter sido expulso.