10/01/2020 - Sexta-Feira |
Dakar – Terceira fase |
|
Os motores voltaram acelerar em 2020. Como acontece desde 1978 o Dakar é a primeira do ano das competição do esporte motorizado. A competição é de longe a prova de maior duração do off road mundial. Homens e maquinas sofrem para completar o percurso.
Na primeira edição a largada foi no dia 26 dezembro. Nos anos seguintes sempre acontecia no primeiro dia do ano. Nos anos de 1989,1990 1992 a largada aconteceu no dia de natal. Nas duas ultimas edições foram dia 06 e 07 de janeiro.
Mudança. Na etapa deste ano o Dakar trocou de continente pela terceira vez. A Arábia Saudita foi a escolhida. A organização começa a trabalhar o evento com cerca de um ano de antecedência. E nunca passou pala mente dos organizadores que os acontecimentos dos últimos dias entre Irã e EUA poderiam acontecer. A tensão era grande, porem a organização manteve o cronograma. E até o momento não houve qualquer ação dos iranianos contra a prova.
O percurso deste ano compreende 7.856 km, sendo 5.097 km de trecho cronometrado e 2.759 km de deslocamento. O tradicional dia de descanso será no sábado, 11 de janeiro, em Riad, capital da Arábia.
557 competidores largaram para a primeira etapa. Numero esse divido em cinco categorias. Carros, motos, quadriciclos, caminhões e UTV
· Nos carros são, 87 inscritos;
· Nos Quadriciclos 23 inscritos
· Nas motocicletas o maior numero de inscritos, 147
· Nos brutos (Caminhões) são 47 inscritos;
· Nos UTV’s o numero se repete 47
Favoritos. Stéphane Peterhansel é o grande nome do Rali, seis vezes campeão nas motos sete nos carros. Carlos Sainz ( pai de Saiz Jr da F1) é outro favorito, porem nos últimos anos a sorte não o acompanha. Nasser Al-Attiyah, Giniel de Villiers também fazem parte dos pilotos favoritos a vitória. A grande ausência é a Sebatien Loeb. Fernando Alonso faz sua estreia correndo pela Toyota. Não faz parte dos favoritos.
Esperança. Nas motocicletas a Honda tenta mais uma vez acabar com a sequencia de vitorias da KTM. Os austríacos não perdem uma desde 2001. Torbi Price, Matthias Walkner, Sam Sunderland são os últimos campeões e integram a equipe KTM. Ricky Brabec e Joan Barreda, Kevin Benavides José Ignacio Cornejo fazem parte da equipe Honda.
O canal FOX Sports exibe boletins diários da competição as 20:00hr.
Ótimo final de semana.
|
|
|
|
|
|