Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: TICHA
Carlos Roberto Moura


19/12/2009 - Sábado
NO BICO DA CHANCA
 
tichamoura@bol.com.br – carlosticha@hotmail.com
Carlos Roberto Moura – Ticha.

TOQUE DE PRIMEIRA

01 – Jogão no Humbertão.
02 – Minhas fichas no Arlem.
03 – Ivonaldo tem sombra.
04 – Zé Maria mostra bola.
05 – Briga pela posição.
06 – Do basquete para o futebol.
07 – Quem será o atacante?
08 – Curiosidades da bola.
09 – Dicionário do futebol.
10 – Três desenhos de jogo.
11 – Teste é pra valer.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Motos novas, usadas, peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom. Zema dispensa comentários. Vendas: Rua Vigário Silva, 55 – fone: 3314-1200.

CANELADAS

De um torcedor do Vila Esperança com relação ao título do Juventude:
--- O time do Juventude é igual parafuso: só funciona apertado...

Essa é incrível:
O bêbado estava ali na praça abraçando e beijando uma abobora. Veio o guarda e deu aquela bronca:
--- Mas que é isso? Abraçando e beijando uma abobora às duas da madrugada?
--- Desculpe seu guarda, era a cinderela, só que deu meia noite e eu não notei!!!

Punição lucrativa:
Interessante, o cartão amarelo na Libertadores não da suspensão: da lucro!

Era um motel com uma rotatividade tão grande, que pegou o apelido de “cama quente”. As pulgas nem saiam do lugar, porque não dava tempo de esfriar o lençol...

Locutor de uma estação de rádio de Lisboa, dando à hora certa: “Aqui, em Lisboa, são exatamente 23 horas, 5 minutos, 16 segundos, ou melhor, dizendo, 17, isto é 18, ratifico, 19, digo 20...

ESTEIO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÕES – É a melhor opção na sua construção. Melhores preços e facilidade para comprar. Rua José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é a solução. Fale com Nadir ou Oscar e pronto.

BOLA DE MEIA

O estádio comunitário José Humberto Soares, o “Humbertão”, recebe amistoso interestadual e agita os torcedores do Boa Vista e Morada do Sol. Sem sombra de duvidas, o jogo de amanhã entre os profissionais do USC x Sertãozinho vai marcar positivamente o campo o Vila Nova. Acho que vai bombar.

Mesmo com a chegada do goleiro Rodrigo Pereira, vindo do Paraná, e alem do garoto Gomes, ainda aposto todas minhas fichas no dedicado Arlem. Não conheço o goleiro recém chegado, mas Arlem já fazia por merecer uma seqüência de jogos.

Depois que Marcos Birigui assumiu o comando técnico do USC, o lateral Ivonaldo subiu de produção e voltou a jogar aquela bola que o torcedor sempre pediu. Agora, com a chegada do Leandro Paulista, que veio para disputar posição, Ivonaldo parece sentir a sombra pela vaga. Vai ser uma briga boa e de nível.

Parece que a diretoria e comissão técnica já mostram satisfação com a chegada do meio campista Zé Maria. Birigui testa três desenhos de jogo, e o Zé Maria figura em todos, isso por ter facilidade jogar, trabalhar a bola e principalmente a chegada ao ataque e finalização ao gol. Zé se encaixa nos esquemas do treinador.

O zagueiro Diego Paulista ainda fora de suas melhores condições físicas não conseguiu jogar aquilo que o treinador espera, mas faz força para se garantir na equipe titular. Diego vai ter que disputar posição com o novato André Gaucho, que após três cirurgias no joelho e uma passagem pelo time “B” da Ponte Preta. O “becão” chegou e quer recuperar a forma e o prestigio.

O esporte especializado e mesmo diferenciado do futebol, haja vista que grandes treinadores buscam no voleibol e no basquete uma maneira tática para ser empregada no futebol. Do vôlei, já aproveitaram o bloqueio (é diferente, mas é um sistema de fechar o adversário). Do basquete, estão usando a marcação por zona. Vivendo e aprendendo. O futebol nada pode beneficiá-los.

Será que a Janaína Sudário acertou em cheio sobre a chegada do Douglas? Ernani esta preparando alguma “bomba”? Sinceramente, se for mesmo o Douglas o grande nome a ser apresentado, acho que não é uma contratação de impacto. É simples.

ZEBRA é um animal que não existe no jogo de bicho. Daí veio à expressão “dar zebra”, usada quando algo inesperado acontece numa partida de futebol. Ou seja, uma vitória de um time pequeno sobre um grande.

Passar “Manteiga” na bola, é quando o jogador antes de cobrar uma falta, ajeita a gorduchinha com muito carinho antes de chutá-la. DENTINHO: criança com menos de sete anos nas escolinhas de futebol. Vai continuar...

Marcos Birigui aproveita o tempo de treinamentos para montar uma escalação e três maneiras de o time jogar, variando de adversários e situação de jogo. Não resta a menor duvida de que o treinador é adepto do 3-5-2, mas gosta de usar o 4-4-2, atacando com seis e fechando com duas linhas de quatro. Balduíno ta em todas.

O jogo de amanhã, às 11 horas, no “Humbertão” vai ser um bom teste, não só para o Colorado, mas também para o Sertãozinho que chega com novidades que reforçarão o Touro no Paulistão. Jogar contra times de São Paulo, principalmente da primeira divisão, é bom para avaliar a individualidade e o coletivo do time. TRAVA.
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.