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COLUNA: BALEIA
Baleia


19/03/2015 - Terça-Feira
#01- GP da Austrália - Começando as atividades
 


Finalmente a temporada começou depois um senhor tempo de inatividades. Agora voltamos a curtir as emoções da categoria rainha. E infelizmente vimos que a equipe que dominou a temporada passada iniciou esta com uma vantagem maior que tinha em 2014.

       De novo. O domínio das flechas de prata foi total. Assim como Hamilton se mostrou que é o piloto a ser batido. Se ele não sofrer erros por parte da equipe ou por deficiência técnicas ele pode ganhar quase todas as etapas. Rosberg não tem a pegada do inglês ao volante. Certamente a equipe vai dar um jeitinho para que Rosberg ganhe algumas etapas e não deixe o campeonato virar um marasmo. Já que a crise é mortal na categoria e só um vencendo tudo seria pior.

     Os demais. Como a briga pelo primeiro e segundo lugares já tem seus donos definidos a atenção dos aficionados devem se voltar pela briga do terceiro lugar. E quem demonstrou que tem condições para isso são: Ferrari e Williams. Eu deveria citar a Red Bull para esse embate. Mas a Renault não tem feito o dever de casa. E ai a equipe que te da asas,  voou. E para as posições intermediarias.

      Inimaginável.  O problema da equipe do energético é que o gênio da aerodinâmica,  Adrian Newey, sempre faz um projeto que ocupa e aperta todos espaços do carro para este ser altamente eficaz na aerodinâmica e a unidade dos franceses fica assim, vamos dizer sufocada. E sofre de falta de arrefecimento. Já na equipe Jr isso não acontece. Tanto  que a Toro Roso foi melhor nos treinos da pré  temporada como nos  treinos na Austrália

    Renascidos. E não é que  os italianos acharam uma receita boa. E conseguiram o ultimo degrau do pódio, ou seja, o primeiro dos não Mercedes.  Ou o primeiro do resto. E essa posição  conseguiu trazer uma paz e tranqüilidade na equipe que a tempos não se via.  Mas o chato é que Vettel e Kimi, que largou melhor que o alemão,  se tocaram logo no inicio da corrida e quem se deu mau foi o finlandês, que preservou o companheiro, e achou melhor não acabar com a corrida dos dois logo n inicio. E para piorar a equipe errou com Kimi  e este foi obrigado a abandonar. Espero que o Ice Mam dé um toque no alemão para que isso não se repita. Já imaginou o finlandês batendo de frente com Vettel.

    Classificação. Como não poderia deixar de ser os pilotos da Mercedes mandaram. Porem no resto do grid vimos algumas surpresas. Massa perdeu para Bottas em todas as seções de treinos, porem na classificação ele se deu melhor. E ainda desbancou Vettel. Porem Bottas e Kimi erram em suas voltas rápidas. A lógica seriam Kimi na frente de Vettel e Bottas na frente de Massa. Mas não foi que aconteceu. Mérito de Vettel e Massa que  erraram menos.

   Classificação 2. A grande surpresa da classificação foi Carlos Sainz Jr com a Red Jr. E o badalado Verstappen ficando apenas com a décima segunda posição. Depois vimos que as Lotus impulsionadas pelas unidades de força alemã melhoram muito em relação a 2014. A outra surpresa foi a classificação da Mc Laren, no final do pelotão, mas para  quem já vinha olhando de perto a situação  sabia que isso era uma grande possibilidade. E assim não foi uma surpresa e sim uma novidade.

         Massa. Nosso representante  surpreendeu Vettel logo após a classificação, pois Vettel ainda não tinha os dados da telemetria, onde ele pode e ver que  Kimi vinha melhor do ele na ultima volta lançada.  E o mesmo aconteceu com Bottas. Porem os dois erram. E Massa e Vettel não. Mas há alegria do brasileiro durou apenas  21 voltas. Pois depois do pit stop Massa se viu atrás de Vettel e não conseguiu superá-lo. No final ele se sentiu frustrado.

  Nash. A etapa começou da pior maneira para Nash, que nem fez o primeiro treino  na sexta-feira. O assunto da hora era a ação de Van de Gard. Que impedia a equipe de trabalhar. Pois bem na hora que valia, na classificação, Nash arrancou uma décima primeira posição. Que era mais que seu carro lhe permitia. Porem na corrida a sorte e o arrojo do piloto o colocou em sexto depois do Safety car. Mas o maior mérito dele foi suportar o ataque de Ricciardo sem errar e ainda conseguir abrir dele.

   Realidade. A vantagem dos alemães em 2015 se mostrou avalaçaladora nesta primeira etapa. Tanto que nosso Felipe Massa chegou a relatar que acha que a equipe alemã  não fornece o mesmo motor para as equipes clientes ( Williams, Force India, Lotus). Algo que soa como ingenuidade. É claro e lógico que a equipe matriz não oferece a versão melhor para seus clientes. Por que você acha que velha raposa do  Ron Denis debandou para o lado da Honda. Justamente por saber disso. Mesmo sendo a Mc Laren  a equipe que mais atuou como   representante oficial da Mercedes. Ele sabia que sua equipe nunca tem o mesmo equipamento da equipe oficial.

   Efeito  Bumerang. Nash se deu muito bem em sua estréia. Mas isso pode com o tempo se tornar ruim para ele. Pois dificilmente sua equipe vai lhe poder oferecer um carro para lutar entre os oito primeiros. Na verdade o décimo primeiro da classificação na Austrália é mais  que seu equipamento lhe poderia oferecer.  Não se pode esquecer o fato de que carros melhores que o dele ficar pelo caminho.  Portanto esse lance de enaltecer essa estréia só vai prejudicar a carreira do piloto no futuro. Criaram muita expectativa pelo resultado. Teve gente o chamando de o novo Senna. E verdade não é bem essa.

Uma ótima semana


 
 
   
 

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