Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


11/08/2017 - Sexta-Feira
Aquele dia
 


A Dorna, empresa que cuida da organização do Mundial de motos, de forma inteligente realizou a primeira etapa de volta das feria no primeiro final de semana após a F1 entrar de férias. E assim não bate de frente com a categoria máxima das quatro rodas.

  Se bem que em termos de público presente no autódromo o mundial de motos sempre bate a F1 em solo europeu.  Mas em termos de audiência Global, ou seja, via TV a F1 ainda é maior.

  Segunda. No final de semana passado vimos a etapa da república Theca, mais conhecida como Brno. Brno só perde em importância para a corrida realizada na Catedral, o nome que dado ao GP da Holanda em Assen, que é o de maior relevância do mundo das duas rodas.

  Expectativas. Antes de começar a etapa de volta das férias a mídia realçava que o campeonato de 2017 era o melhor e mais disputado desde que começou esse campeonato atehoje , sendo isso tudo se iniciou em 1949. Pois nunca houve um campeonato que em sua metade a diferença entre os candidatos ao titulo era tão pequena.

  Dia D. antes da largada o campeonato marcava: Marquez com 129 pts. Maverick com 125, Dovizioso com123 e Rossi com 119. Realmente era uma diferença incomum. Porem tudo mudaria ao final da etapa tcheca.

  Erro. Marquez e a Honda fizeram uma escolha errada de pneus. Para a largada A pista estava molhada e todos escolheram pneus de chuva médios ou duros. Mas o iluminado e sua equipe colocaram pneus macios.

  Troca. Marquez largou da pole e não demorou a  perder  sua posição para Lorenzo e na sequencia foi decaído de posição. Não restou ao astro da Honda outra alternativa, foi aos boxes e pegou a moto reserva calçada com pneus slick.

  Ajudinha. Na hora isso pareceu uma medida extrema, mas no final se mostrou certíssima. A Honda também contou com a ajuda da Yamaha. Que como em outras vezes  na mesma situação bobeou ao não observou o rendimento do rival que em duas voltas começou a se muito mostrar superior.

    Trilho. Enquanto os japas da Yamaha ficavam focados na corrida de Valentino que ia ultrapassando os adversários a sua frente chegando a liderança, porem com pneus de pista de chuva enquanto Marques achava um trilho seco para seus slicks.

   Virada. Quando a Yamaha acordou já era muito tarde. Rossi saiu dos boxes após sua troca em décimo quarto e Marques tinha mais de 20 segundos para o segundo concorrente que era Scott Redding. Marquez venceu e seus rivais diretos não chegaram muito bem. Rossi chegou em quarto, Dovi apenas sexto. Maverick conseguiu um terceiro.

*O campeonato agora tem Marquezcom  154pts, seguido de: Maverick 140, Dovizioso 133 e Rossi com 132. Marquez começou a etapa com apenas quatro pontos de vantagem e agora soma quatorze. Marquez estragou o slogan do  melhor campeonato de todos os tempos.

 Aqui também. A Stock Car realizou no domingo passado sua primeira corrido no belo autódromo de Velo Citta. Atila Abreu conseguiu uma pole disputada. Depois de manter a ponta na largada logo foi tocado por trás por Felipe Fraga. Foi aos boxes e saiu no fim do pelotão. Porem conseguiu terminar a primeira corrida em decimo.

   Na stock Car  a segunda corrida tem o grid invertido, uma feliz imitação da finada GP2, e assim Atila voltou a largar na pole. E soube segurar a ponta até o final. No esporte tem dias em que tudo da certo mesmo quando começa errado. Quem viu essas duas provas desde o inicio achava que os poles se dariam mal, mas quando a dona sorte resolve estar do seu lado nada o derruba.

Uma ótima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#16- GP da Malásia – A segunda ninguém esquece.
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Despedindo de Sepang
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14 – GP de Singapura – A noite do iluminado
Veja todas as colunas deste colunista.