Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


12/04/2019 - Sexta-Feira
Número 1000 um Etapa histórica
 


A Formula 1 vai realizar neste final de semana a etapa de numero 1000. Uma história que começou em 1950. O chato que essa etapa emblemática vai ser realizada num pais com pouca tradição na categoria e onde o povo não é muito ligado nesse mundinho especial que é a F1.

Demais. No ano de 1950 vimos apenas sete etapas. Ultimamente o calendário é composto por mais de vinte etapas. É muita diferença. O maior vencedor daquela época J M Fangio correu de 1950 a 1958 disputando 50 etapas em nove campeonatos. Foram nove anos para disputar essas 51 etapas. Fangio venceu 24 delas. Cinquenta por cento de aproveitamento um recorde que nunca será igualado ou batido.

GP’s centenários. A Formula 1 só foi realizar o GP de número 100 em 1961. O vencedor foi Wolfgang Von Trips com uma Ferrari que ostentava um bico apelidado na época de bico tubarão. Foram onze anos para serem disputados cem etapas.

200. O GP de número 200 aconteceu em 1971 no emblemático circuito de Mônaco. Jackie Stewart foi o vencedor da etapa e do campeonato naquele ano. Desta feita foram dez anos para completar cem etapas.

300. O GP de número 300 foi na África do sul em 1978. O vencedor foi o espetacular Ronnie Peterson. Que infelizmente perderia a vida em Monza no mesmo ano. Seu companheiro de equipe Mario Andretti foi o campeão com o primeiro carro asa da categoria. 400. O GP 400 foi no antigo e super veloz Österreichring em 1984. Com a vitória do piloto da casa, Nike Lauda a bordo de Mc Laren. Lauda foi o campeão com meio ponto de vantagem sobre Prost. Aquela garfada que deram no Senna em Mônaco 84, custou o sonhado primeiro campeonato para o francês. Desta feita foram seis anos para completar cem etapas.

500. No GP de número 500 vimos uma vitória improvável porem merecida de Nelson Piquet na Austrália em 1990. Naquela época o GP australiano fechava o campeonato. O Improvável é porque Senna e Mansell tinham carros muito superiores. Senna bateu e Mansell trocou pneus e tentou até na ultima curva quando Nelson fez sua tomada de curva ignorando o inglês. Novamente foram seis anos para cem etapas serem concluídas.

600. Esse foi na terra dos los hermanos em 1997. Com a vitória de Jacques Villeneuve filho do grande Gilles Villeneuve. Jacques foi o campeão nesta temporada. Foram sete anos para serem compridas cem etapas.

700. Esse foi em circuito de interlagos em 2003. E acompanhamos ao vivo. Foi uma etapa com a cara de Interlagos com a chuva embaralhando as cartas. Um acidente no terço final fez com que a cronometragem cometesse um grande erro. O verdadeiro vencedor foi declarado na etapa seguinte Geancarlo Fissichella numa Jordan uma senhora zebra. Foram desta feita.

800. GP de Cingapura de 2008. Essa etapa foi aquela marcada pela sujeira do Briatore para beneficiar Alonso o primeiro foi punido o segundo não tiveram coragem. Essa etapa tambem é lembrada pela barbeiragem da Ferrari no reabastecimento no carro de Massa. Tambem ficou conhecido como o GP da mangueira. Massa perdeu ai seu título ou foi na Hungria quando quebrou nas voltas finais& Foram apenas cinco anos par serem realizadas cem etapas. Um recorde até aqui.

900. Esse foi em 2014 no Bahrain com vitória de Lewis Hamilton.

* O GP 1000 terá transmissão da GLOBO na madrugada de domingo as 03h:10. E o Sportv para alegria de muitos retransmitirá a etapa as 10h:00 de domingo. 8h45

Programação de domingo na tv

13h Moto3 Corrida SporTV 2

14h20 Moto2 Corrida SporTV 2

16h MotoGP Corrida (EUA) SporTV 2

17h30 Indy Corrida (Long Beach) BandSports

Um ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14- GP DA ITALIA – A FESTA DA MASSA QUE ADORA MASSA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#13 – GP da Bélgica – Uma festa contida
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Avaliação de verão
Veja todas as colunas deste colunista.