Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


14/06/2019 - Sexta-Feira
#7 – GP do Canadá – Comissários no pelotão de fuzilament
 


A sétima etapa da F1 2019 teve como palco a pista canadense. Para nossa sorte vimos um adversário para contem os prateados. A Pole ficou com a Ferrari de Vettel. Uma surpresa geral quando todos esperavam mais uma da dupla Mercedes/Hamilton.

Novidades. Pela primeira vez em 2019 vimos Vettel e sua Ferrari serem competitivos. E era isso que faltava nesta temporada, alguém para desafiar o domínio anglo/chucrutes.

Porem num lance diferente do habitual, vimos Vettel errando uma curva quando falava no radio. Algo meio estranho, ou diferente, pois os rádios quando que aparecem na transmissão sempre são gravados. E somente liberados depois de passar pela censura dos cartolas.

Sempre eles. Na sequencia do lance, depois da saída de pista , o alemão ao voltar a pista acaba por obstruir a passagem de seu perseguidor. Algo natural, para quem entende do assunto, pois o piloto estava apenas tentando controlar seu carro para não atingir a barreira deproteção. Os fiscais, ou seja, quem julga esses fatos estão numa cadeira e não ao volante, e munido de varias câmeras, e se acham na condição de punir quem esta com a faca nos dentes, tentado controlar um carro nervoso e com seus pneus sujos. Com a desculpa de que regra é regra.

Nojento. É muito difícil engolir as decisões desses carolas. Normalmente eles sempre erram. Algumas vezes por ignorância pura outras por interesses financeiros e algumas até por bairrismo.

Porem neste episodio não vimos nada disso, foi apenas uma senhora falta de visão esportiva ou outra estupidez da parte deles. A grande verdade e que eles raramente acertam.

Lewis. O inglesinho muito esperto reclamou do alemão na hora via radio. Porem em 2016 no principado, ele Lewis Hamilton, fez igual com Ricciardo e não reclamou e o pior não foi punido.

Marqueteiro. Na cerimônia do pódio, Lewis, deu uma de Dick vigarista (Shumy) o repetiu o gesto de puxar o segundo colocado no pódio para o degrau de vencedor. Jogou para torcida. Mesmo apesar de ser um grande piloto ou um dos melhores da geração atual. Quase Sempre Esteve na equipe certa na hora certa.

Histórico. A corrida do Canadá normalmente nos mostra fatos atípicos. Lembro-me bem de 1991, quando Mansell tinha a corrida praticamente ganha e ficou sem combustível a poucos metros da linha de chegada. Também é difícil de esquecer-se da mancada de Lewis em 2008 ao bater em Kimi dentro dos boxes. A louca vitória histórica de Button em 2011, depois de realizar seis Pit Spot. Ou ainda a destruidora batida de Kubica em 2007 e um ano depois conseguir conquistar sua única vitória na F1 nesta mesma pista.

Marcou. Apesar de ter falado muito da decisão dos fiscais o que fez essa etapa entrar para a historia foi a atitude de Vettel trocar as placas de primeiro e segundo quando se dirigia a cerimonia do pódio. O piloto alemão aprontou outra que poucos comentaram.

Quando foi obrigado a ir para a cerimonia do pódio, Vettel estava dentro do box italiano, e ao se dirigir para o local da cerimonia ele simplesmente passou por dentro do box da Mercedes. Algo inusitado até então. Um piloto de equipe rival adentar nos domínios dos alemães.

* Neste final de semana teremos a tradicional 24 de Le Mans. O sonho de muitos pilotos em atividade. A Fox Sports mostrara parte da corrida a partir da 08h00min de domingo.

Horário do Mundial de motos na Espanha.

MOTO 3 – 06:00 – SPORTV 3

MOTO 2 – 07:20 – SPORTV 3

MOTO GP – 09:00 – SPORTV

UM OTIMO FINAL DE SEMANA.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14- GP DA ITALIA – A FESTA DA MASSA QUE ADORA MASSA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#13 – GP da Bélgica – Uma festa contida
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Avaliação de verão
Veja todas as colunas deste colunista.